OSX faz acordo com Hyundai para estaleiro no sul do país

A empresa de estaleiros do empresário Eike Batista, OSX, anunciou nesta terça-feira acordo de cooperação técnica com a gigante sul-coreana Hyundai Heavy, que comprará participação de 10 por cento na companhia.

03/02/2010 00h00

O acordo de cooperação ténica envolve “know how” para a construção pela OSX de estaleiro em Biguaçu, em Santa Catarina, que será focado em montagem de unidades de exploração e produção marítima de petróleo e gás natural.

Segundo a OSX, a Hyundai detém 10 por cento do mercado mundial de construção naval e tem entre clientes grandes petrolíferas, como Petrobras e Chevron.A compra da participação pela Hyundai se dará por meio de subscrição de novas ações ordinárias da OSX Estaleiros.

A OSX anunciou em janeiro a compra de sua primeira unidade flutuante de produção, armazenamento e distribuição (FPSO) de petróleo e gás. A plataforma está sendo construída no estaleiro da Samsung, na Coréia do Sul.A empresa também anunciou no mês passado que fará uma oferta pública primária de ações no mercado interno, com esforços também no mercado internacional