Suporte

Seja bem-vindo(a) ao suporte da CDL Campos – Certificado Digital.

Como instalar o meu Certificado Digital?

Gostamos de atender nosso cliente em sua totalidade, proporcionando a melhor experiência possível.

Pensando no nosso usuário, criamos uma F.A.Q. com as 20 dúvidas mais frequentes que recebemos em nosso atendimento. Veja se a sua dúvida já está respondida logo abaixo, mas se não estiver, NÃO ENTRE EM PÂNICO. Entre em contato com a nossa equipe. Teremos grande satisfação em te atender e responder todos os seus questionamentos.

F.A.Q.

É o momento em que a identidade do solicitante é confirmada. Trata-se de uma etapa indispensável para a posterior emissão (entrega) do novo Certificado Digital.

A CDL Campos disponibiliza três modelos de atendimento:

  • Presencial – para todos os clientes.
  • Videoconferência – para os clientes com dados biométricos cadastrados.
  • Emissão Externa – realizamos a emissão no local do cliente, residência, empresa, escritório.

Para agendar, clique aqui e escolha o melhor dia e horário, o modelo do certificado e tipo de atendimento. Basta preencher todos os dados solicitados e comparecer a CDL no horário escolhido.

Agendar Atendimento

A documentação pode ser consultada aqui. (Encaminhado outro arquivo com a relação de todos os documentos necessários para emissão).

Na situação do atendimento presencial, os documentos devem ser apresentados originais no dia e hora agendados.

Já na situação de atendimento videoconferência, os arquivos devem ser digitalizados em formato PDF e anexados no link conforme enviado no e-mail cadastrado no momento da realização do agendamento.

É um atendimento virtual no qual a identidade do solicitante é confirmada. No dia e hora agendados, basta acessar um link que é enviado previamente ao seu e-mail para iniciar o atendimento.

A emissão on-line é realizada através de vídeo conferência. Necessário Computador com WebCam e Microfone, sistema operacional Windows 8 ou superior, navegador Chrome e boa conexão com a internet.

Sim, desde que você tenha biometria cadastrada

Para realizar a videoconferência é necessário:

  • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet.
  • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio.

O atendimento pode levar de 15 a 30 minutos.

Por meio de um link que será enviado ao seu e-mail. No dia e hora agendados, assim que clicar no link e informar o seu código de acesso, um Agente de Registro estará aguardando para iniciar o atendimento.

O link para realizar a videoconferência é enviado ao e-mail que você informou no momento do cadastro para emissão do Certificado Digital. Verifique, além da sua caixa de entrada, as pastas lixo eletrônico e spam.

Sim, é possível. Se você deseja ter apenas um Certificado Digital, SEM o cartão ou token. Lembramos que este tipo de Certificado tipo A3, somente funciona quando está armazenado em uma mídia, cartão ou token. Necessário apresentar a mídia no momento do atendimento.

Sim. Consulte preços e disponibilidade através do telefone (22)2726-1026/2726-1027 ou WhatsApp (22)98826-0527.

O Certificado Digital A1 é emitido e armazenado no computador. O uso da senha de acesso é opcional e sugerirmos, para a sua segurança, que você grave uma cópia dele em um outro dispositivo para os casos em que, por exemplo, seu computador seja formatado. Outra característica deste tipo de Certificado é a validade restrita a um ano (12 meses).

Características do Certificado A1
  • Armazenado e emitido no computador.
  • Senha opcional.
  • Permite a cópia e uso em outros dispositivos.
  • Validade de 1 ano (12 meses).
  • Não exige o uso de mídias (Cartão/Token).
  • Dispensa a necessidade do preparo do computador para o uso.

Já o Certificado Digital A3 é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica, que pode ser um Cartão e Token (parece um pen drive), ou na nuvem, o qual chamamos de Móvel ID. A validade deste Certificado pode ser de até 60 meses, dependendo do local de armazenamento. E, nesta modalidade, o acesso ao Certificado, obrigatoriamente, é protegido por uma senha ou dois fatores de autenticação – na nuvem.

Características do Certificado A3
  • Armazenado e emitido em mídias (Cartão, Token ou nuvem).
  • É protegido por senha ou duplo fator de autenticação.
  • Não pode ser copiado.
  • Validade de 1 a 3 anos (12 a 36 meses).
  • Exige o uso da mídia, exceto se armazenado na nuvem.
  • O computador deve ser preparado antes do primeiro uso.

Essa senha serve para revogar o Certificado Digital em caso de roubo ou perda da mídia criptográfica.

O Certificado Digital é o documento de identificação no meio eletrônico, que permite realizar diversos serviços e assinar documentos com validade jurídica e agilidade.

O e-CPF é a Identidade Digital da Pessoa Física no meio eletrônico. Também conhecido como CPF Digital, pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB) e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, enviar a Declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade, entre outras aplicações.

O e-CNPJ é a Identidade Digital da Pessoa Jurídica no meio eletrônico, que viabiliza a autenticação em sistemas públicos ou privados em nome da empresa. Com o e-CNPJ é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita, acessar ao programa Conectividade Social, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras aplicações.

O SPC BRASIL não possui cópia das senhas PIN e do PUK dos certificados digitais, sendo o cliente responsável pela guarda e proteção das senhas bem como a preservação dos dados do certificado digital, conforme a cláusula 7 da Política de Garantia e as cláusulas 5 e 6 do Termo de Titularidade entregue ao cliente no momento da validação.

A senha PIN possui de 4 a 8 caracteres, e após 3 tentativas incorretas de digitar esta senha, ela é bloqueada e somente com a senha PUK poderá ser efetuado o desbloqueio.

Caso também não se recorde a senha PUK ou erre 3 vezes, será necessário adquirir um novo certificado.

Para assinatura de documentos é necessário de um aplicativo ou site que faça a assinatura. O certificado faz somente o papel de assinar o documento, fazendo com que tenha validade jurídica.

Documentação Pessoal, RG ou CNH.

Não, por requisitos de segurança, deve ser realizado por navegador de internet do SPC Brasil.

Tire suas dúvidas pelos canais