Um debate necessário

Artigo J3News | José Francisco Rodrigues - Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL)


26/03/2024 07h35

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) expressa sua posição a respeito das ciclofaixas implantadas pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), tratando o assunto com a sensibilidade que ele requer, reconhecendo a importância de medidas que incentivem o uso de bicicletas e garantam a segurança dos ciclistas.

Entretanto, defendemos a necessidade de um debate amplo sobre o assunto, considerando que algumas ciclofaixas teriam sido implantadas sem seguir os padrões técnicos adequados, resultando na diminuição significativa das áreas de estacionamento público na cidade. Essa redução, por sua vez, tem impactado negativamente as atividades comerciais e os serviços locais, gerando preocupações legítimas entre os empresários.

É importante ressaltar que a CDL, ao manifestar essa preocupação, provocou no bom sentido da palavra, reação do IMTT, que se comprometeu a agendar uma reunião para discutir o tema. É preciso uma análise criteriosa e detalhada sobre as implantações das ciclofaixas, especialmente em locais específicos onde as instalações podem precisar de revisão.

A entidade reitera seu compromisso com projetos de mobilidade urbana e destaca seu pioneirismo em posicionamento sobre o assunto. Enfatizo a necessidade de um debate amplo para abordar todas as questões relacionadas às ciclofaixas, levando em consideração o impacto direto sobre o comércio.

Sublinho a importância da engenharia de tráfego como uma ferramenta fundamental na orientação dessas questões complexas, reconhecendo que o trânsito é um sistema dinâmico que requer ajustes pontuais e contínuos. Além disso, destaco exemplos positivos, como a suspensão das restrições de tráfego de caminhões na Avenida Brasil, decidido pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, como uma abordagem que busca o consenso entre as entidades do setor produtivo e os órgãos governamentais.

Em suma, a CDL de Campos busca promover um diálogo aberto e colaborativo entre todas as partes envolvidas, visando encontrar soluções que conciliem a mobilidade urbana, a segurança viária e o desenvolvimento econômico da cidade.

 

“O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores e não representa a opinião do J3News”.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!