Vestuário e comida por delivery são os produtos mais comprados sem planejamento. Sites de lojas (88%) e aplicativos (86%) são os preferidos nas compras
27/02/2024 11h27
Resistir aos anúncios que surgem a todo instante em cada clique na internet é uma tarefa árdua para os consumidores. Basta abrir uma página na web que aparece uma avalanche de promoções, notificações e oportunidades para comprar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, as ações que mais estimulam as compras por impulso na internet são as notificações de ofertas de aplicativos de lojas (48%), publicações e/ou anúncios no Instagram (33%), email marketing (32%) e publicações e/ou anúncios no Facebook (28%). |
De acordo com os consumidores, os produtos mais comprados por impulso pela internet são moda e vestuário (42%), comidas e bebidas por delivery (37%), itens para a casa (30%) e cosméticos, perfumes, produtos de beleza (30%). |
As principais razões admitidas pelos consumidores para as compras não planejadas são promoção (54%); porque ficam navegando na loja e acabam gostando de produtos (42%); ficam navegando no Instagram e/ou Facebook, veem algo que gostam e acabam comprando (20%); e recebimento de ofertas de novos produtos/ lançamentos (20%). |
No quesito planejamento, 40% dos internautas costumam planejar suas compras online, enquanto 48% nem sempre o fazem. Já 12% admitem nunca se planejar nas compras. |
“O consumidor deve ficar atento para não cair em tentação a cada clique. É importante saber utilizar a seu favor os mecanismos de busca para conseguir um bom preço e planejar as compras. O que não pode é ceder aos impulsos. Toda compra deve ser antes bem avaliada para não ultrapassar o orçamento, e não impedir o planejamento financeiro da família, seja para realização de planos e até mesmo para a formação de uma reserva financeira”, alerta o presidente da CNDL, José César da Costa. |
Sites de lojas e aplicativos são os principais canais de compra |
De acordo com os internautas, os locais mais utilizados para realização de suas compras em geral nos últimos 12 meses da realização da pesquisa, são os sites de lojas (88%), aplicativos de lojas (86%, aumento de 7 pontos percentuais comparado a 2021), supermercados (76%) e shopping center (57%). |
O WhatsApp aparece na preferência dos usuários como o melhor canal para se comunicar diretamente com lojas e prestadores de serviços, sendo citado por 62% dos consumidores, enquanto 40% preferem o “Fale Conosco” ou Chat da empresa e 32% o telefone. |
97% buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas |
O consumidor também se mostra atento em relação à reputação das lojas. Praticamente todos os internautas (97%) buscam informações na web antes de comprar em lojas físicas, principalmente quando as compras são de eletrodomésticos (57%), celulares (53%), artigos de vestuário (52%) e eletrônicos (48%). |
Quando o processo de compra é inverso, 86% buscam informações em lojas físicas antes de comprar na internet, principalmente para: os eletrodomésticos (44%), celular (38%), itens de vestuário (37%) e eletrônicos (33%). |
Os consumidores (96%) também costumam fazer pesquisa de preço antes de definir uma compra pela internet, principalmente em: buscadores de informação (60%), sites e aplicativos de lojas varejistas (42%), e sites e aplicativos de comparação de preço (37%). |
De forma geral, sites ou aplicativos foram considerados como melhores canais nas experiências de compra principalmente por terem: melhores preços (73%), variedade de produtos (66%), horários de atendimento de vendas (63%), mais opções de formas de pagamento (51%) e maior facilidade para escolher produtos (51%). |
Nove em cada dez consumidores (89%) gostam de receber comunicação online das empresas, sendo que 68% gostam de receber informações sobre ofertas e promoções, 49% lançamentos de novos produtos ou serviços e 38% contato pós-venda. |
“O consumidor está cada vez mais multicanal: habituado a fazer pesquisas na internet antes das compras, não se sabe onde começa ou termina o processo e, com isso, uma nova cultura de comportamento de consumo se estabeleceu. O consumidor busca informações sobre a reputação da loja, faz pesquisa das especificações e preço dos produtos e quer um atendimento mais personalizado e rápido. Por isso, as empresas precisam ficar atentas e se adaptarem para atender a esse novo jeito de consumir”, destaca Costa. |
90% priorizam comprar produtos ou serviços de empresas com avaliações positivas no Google |
A fim de verificar os impactos de ações de marketing no consumo, os entrevistados foram questionados a respeito de ações das empresas que pudessem influenciar suas compras: 73% já compraram produtos vistos em anúncios nas redes sociais, 67% gostam de receber sugestões de ofertas quando abrem sites ou redes sociais, 65% dão preferência a comprar em lojas que possuem um sistema de cashback e 51% deixam de comprar quando a empresa não tem rede social ativa. |
Por outro lado, 74% não fazem compras de produtos por live commerce, 67% não gostam de participar de grupos vip de compras em Whatsapp para ter acesso a ofertas exclusivas e 61% nunca compraram produtos indicados por influenciadores digitais. |
Em relação aos aspectos que influenciam os consumidores na hora da escolha do local de compra tanto para lojas físicas, quanto online, 90% priorizam comprar produtos ou serviços de empresas que possuem grande número de avaliações positivas no Google ou Reclame Aqui, já 78% sentem-se frustrados quando não encontram as informações que precisam sobre as lojas físicas na internet e 64% são mais propensos a comprar de lojas que se lembram dos seus gostos e preferências, oferecendo recomendações e ofertas personalizadas que possam lhes agradar
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