Prefeitura apresenta na CDL o projeto Retrofit 4.0 para revitalizar o Centro Histórico de Campos

Projeto quer incentivar a habitação no Centro da cidade com isenção de IPTU por cinco anos para novas construções.


08/12/2023 16h40

Previous Next

O projeto de Revitalização e desenvolvimento do Centro Histórico de Campos - Retrofit 4.0, foi apresentado oficialmente pela prefeitura nesta sexta-feira (8) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos – CDL-. A apresentação foi feita pelos secretários de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares e Mauro Silva, Secretário de Desenvolvimento Econômico do município.

Segundo Valadares o projeto atende a uma determinação do prefeito Wladimir Garotinho de promover medidas para o desenvolvimento e requalificação do Centro Histórico de Campos. Com o Retrofit, o governo municipal busca proteger o patrimônio histórico, urbanístico e ambiental do Centro, com um conjunto de intervenções que valorizarão as potencialidades econômicas, culturais e turísticas, como por exemplo o incentivo a construção de moradias na área central.

- É um projeto que visa dinamizar toda a questão comercial, turística, arte, cultura e entretenimento, para que o Centro se desenvolva de outra forma, com outro olhar, trazendo inclusive a moradia para a área central para conquistar novamente a popularidade que o Centro existia, tornando ele vivo e ativo em todas as suas ocupações diárias e noturnas, para que a população passe novamente frequentar”, disse Cláudio Valadares.

No conjunto o projeto prevê por meio de isenções fiscais, a transformação de prédios comerciais em residenciais, atraindo pessoas para a principal área de comércio da cidade, revitalizando o Centro e movimentando a economia, o que vinha defendendo o presidente da CDL, Edvar de Freitas Chagas Júnior. Esse incentivo poderá ser na forma de benefícios como isenção do IPTU pelo prazo de cinco anos para essas construções. Existe ainda a redução na taxa de licença de obra para uso residencial.

Representantes do setor produtivo ligados ao comércio na área central do município falaram sobre a expectativa do projeto.

 

- O Centro de Campos é uma referência muito importante para o setor produtivo. Foi onde começou todo o comércio do município e é um latente empregador, gerando o desenvolvimento e economia. Hoje, a cada período, o Centro exige uma nova interferência e eu tenho certeza que o plano que está sendo lançado vai tratar muito da valorização do patrimônio histórico do Centro e da volta do seu repovoamento, porque é muito importante que o Centro volte a ser povoado e estamos tendo o apoio irrestrito do governo municipal”, disse Edvar.

 

Para o presidente do SINDIVAREJO, Maurício Cabral, foi salutar o debate do setor privado com o poder público com visão na execução do Plano de Revitalização. “Este assunto já vem sendo discutido desde o meio do ano com a Prefeitura que está abraçando o projeto. Tivemos com o prefeito Wladimir, que escutou nossas ideias e, com isso, observamos que a revitalização é uma vontade coletiva. Este é um momento oportuno e isso tem que ser feito a quatro mãos”. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos – ACIC- também esteve presente.

 

Assessoria de Imprensa da CDL e Comunicação Social da PMCG


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!