Natal deste ano deve ter um movimento de 15% a mais que no ano passado

Em média, os consumidores pretendem comprar 4 presentes no Natal para dar a terceiros e o ticket médio será de R$ 138, segundo pesquisa da CNDL e do SPC Brasil.

07/12/2023 17h23

O comércio de Campos já está vestido para o Natal e as expectativas de vendas são otimistas, podendo ser superior a 15% das vendas do ano passado, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL-, Edvar de Freitas Chagas Júnior.

Para Edvar Júnior o movimento de vendas neste inicio de dezembro no comércio convencional e em shoppings é nitidamente maior do que no ano passado, tendendo ser esse o melhor Natal pós pandemia.

Edvar Júnior se reportou a pesquisa lançada essa semana em um cenário nacional pela Confederação Nacional das CDLs, que indica que, em média, o brasileiro pretende comprar quatro presentes neste Natal, cada um no valor de R$ 150.

- A gente percebe que as pessoas estão querendo presentear. Pontos da cidade estão decorados, foi pedido reforço na segurança entre outras medidas para que haja um clima de tranquilidade que incentive os consumidores – disse Edvar Júnior.

Quanto ao horário de funcionamento do comércio neste período de Natal, o assunto é da competência dos Sindicatos do Comércio Varejista (SINDIVAREJO) e do Sindicato Laboral.

Segundo o Presidente da Entidade Patronal, Maurício Cabral, a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT 2023/2024) que venceu agora em outubro, ainda está em negociação.

Então, neste momento, o comércio poderá funcionar seguindo a Legislação Vigente, respeitando a Lei Estadual, que determina o trabalho nos Domingos e Feriados. - disse o presidente do SINDIVAREJO.

Pesquisa

Em todo o país mais 132,9 milhões de consumidores irão às compras. É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com o levantamento, o Natal deste ano deve injetar R$ 74,6 bilhões na economia.

Entre os que não vão presentear, 27% dizem não ter dinheiro, 17% não gostam ou não têm o costume e 15% estão endividados e irão priorizar o pagamento de dívidas.
Os principais presenteados serão os filhos (60%), a mãe (48%), o cônjuge (44%) e o irmão(a) (28%). Além disso, 64% pretendem comprar presentes para si mesmo neste Natal. Estima-se que 104,6 milhões de pessoas devem ir às compras neste ano com o objetivo de se auto presentear.

Em média, os consumidores pretendem comprar 4 presentes no Natal para dar a terceiros e o ticket médio será de R$ 138. Com isto, estima-se movimentar na economia aproximadamente R$ 74,6 bilhões em vendas.

“O brasileiro tem a tradição de presentear os familiares e amigos e esse ano não será diferente. O período promete movimentar as ruas de todo o país e o comércio conta com as vendas. A expectativa do setor é boa e o comércio está preparado para aproveitar o melhor período de vendas do ano”, destaca José César da Costa, presidente da CNDL.

Roupas, perfumes/cosméticos, calçados, e brinquedos lideram o ranking dos presentes

No Natal, os produtos mais procurados para presentear serão: roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%).

De acordo com os consumidores que presentearam no Natal de 2022, 37% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, 30% a mesma quantia e 22% menos.
Entre os motivos para gastar menos no Natal deste ano, os consumidores destacaram: 33% querem economizar, 30% estão com o orçamento apertado, 23% têm outras prioridades de compra e 19% não conseguiu economizar dinheiro.

Por outro lado, entre os que pretendem gastar mais, 39% dizem que os preços estão mais caros, 35% darão um presente melhor, 26% darão mais presentes e 23% economizaram ao longo do ano.

PIX e Cartão de crédito parcelado serão principais formas de pagamento. Número médio de parcelas será de 4,5

As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão: PIX (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%).

Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,5 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril de 2023.

De acordo com os consumidores, 48% pretendem parcelar as compras para ter condições de comprar todos os presentes, 41% afirmam que mesmo tendo condições de pagar à vista, preferem pagar desta forma para garantir sobra de dinheiro no orçamento e 34% para poder comprar presentes melhores.