Passeata contra emenda reúne multidão no Rio

Caminhada, que começou na Avenida Rio Branco e seguiu em direção à Cinelândia, deu um nó no trânsito


17/03/2010 00h00

Previous Next

A manifestação contra a aprovação da emenda Ibsen, que reduz os royalties do petróleo para Rio, reuniu uma multidão no Centro da cidade no final da tarde desta quarta-feira (17) e paralisou o trânsito na região.

"O que está em discussão é mais do que o petróleo do Rio. É a relação entre os estados brasileiros"

O governador Sérgio Cabral, que convocou a manifestação, reuniu-se no palco da Cinelândia, com prefeitos e empresários.

- Decidimos que isso não seria uma festa de discurso, mas seria uma festa com a cara do rio, com muita música e generosidade - declarou Paes.

Conforme a passeata avançava pela principal avenida da capital, caíram folhas de papel picado do alto dos prédios, em sinal de apoio ao protesto. Entre os políticos presentes, estão o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que participou do protesto, garantiu que a polêmica emenda Ibsen será derrubada no Senado.

Segundo Crivella, as conversas com outros parlamentares indicam isso, mas a preocupação é que o projeto volte para a Câmara após ser derrubado. Na opinião do senador, a emenda chega enfraquecida ao Senado e dentro de um clima de disputa federativa, o que considera negativo.

- O que está em discussão é mais do que o petróleo do Rio. É a relação entre os estados brasileiros - afirma.

A cineasta Carla Camurati, uma das representantes da classe artística que também foi à manifestação, avalia que a emenda do deputado é arbitrária e não deveria ter sido aprovada sem discussão.

- Se é para mudar as regras é preciso sentar e se discutir de uma forma mais ampla. O Brasil não tem só petróleo. Também tem minério e outras riquezas - afirmou.

De acordo com a cineasta, o que o deputado Ibsen Pinheiro realizou, por meio da emenda, foi um golpe com motivação política em um ano eleitoral, o que deve prejudicar o Rio de Janeiro, que enfim está se desenvolvendo na área de educação e saúde.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!