Sociedade civil unida em defesa da Uenf

Tendo como pauta as dificuldades vividas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e o novo Código Tributário Municipal, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizou ontem uma reunião que contou com a presença de 16 entidades representativas da sociedade campista.


16/04/2016 14h35

No encontro, mediado pelo presidente da CDL, Norival Manhães, foi assinado um documento onde estas entidades manifestam seu apoio à Uenf e que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e ao próprio Governo Estadual.

Chefe de Gabinete da Reitoria da Uenf, o professor Raul Palacio representou o reitor Luís Passoni e falou a respeito das dificuldades vividas pela universidade. “Desde dezembro, as bolsas não estão sendo pagas e os cotistas dependem deste dinheiro para continuar estudando. A situação se complicou muito, pois alguns deles estão acampados na Reitoria porque foram despejados de suas casas devido ao atraso no aluguel”, disse Palacio.

A Uenf possui atualmente cerca de 5 mil alunos, a maioria de Campos, municípios do Norte e Noroeste Fluminense e do Sul do Espírito Santo.

Raul Palacio disse ainda que a empresa Águas do Paraíba deu prazo até o próximo dia 25 para a quitação das contas em atraso. Caso contrário, o fornecimento será suspenso, o que representaria a perda de pesquisas científicas em curso. Até o momento, segundo dados da universidade, a Uenf deve um total de R$ 11 milhões e não há sinalização do Governo Estadual quanto à liberação destes recursos.

O tempo maior destinado à crise da Uenf acabou por abreviar o debate sobre o Código Tributário e uma nova reunião específica será marcada para o final deste mês, na própria CDL. O Código, que tem gerado reclamações e dúvidas no setor comercial, foi aprovado pela Câmara Municipal, no dia 28 de dezembro.

Um dos seus pontos mais criticados é o significativo aumento no valor da taxa de permissão de uso. Diversas manifestações em espaços públicos já contestaram o Código.

Reprodução: Folha da Manhã


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!