Prumo lança programa para empresas de Campos fornecer produtos e serviços para o Açu

07/04/2015 17h47

A Prumo empresa de logística responsável pelo Porto do Açu vai ampliar o seu leque de fornecedores de Campos e de São João da Barra para o empreendimento, através do programa Fornecedor Local que acaba de ser lançado. A informação foi dada nesta terça-feira, dia 7, a um grupo de 40 empresários da Câmara de Diretores Lojistas (CDL) que visitou o porto.

Segundo o presidente da CDL de Campos, Norival Manhães, essa é uma boa notícia para um ano que se desenha difícil, já que o empreendimento é um dos maiores em curso no Estado do Rio de Janeiro tem uma demanda de produtores e de prestação de serviços que poderá ser suprida por empresas de Campos e São João da Barra.

- Ficamos impressionados com o ritmo das obras do Açu, depois de tudo que se passou. O por é um investimento irreversível. E ficamos ainda mais entusiasmados com esse programa e temos certeza que o empresariado local vai saber corresponder. É uma grande oportunidade de negócios e vamos participar formando pool, entre outras ferramentas- disse Norival Manhães.

Norival vai agendar uma visita do responsável pelo setor de suprimentos da Prumo José Maia, para que ele detalhe o programa para os empresários.

- Sabemos que já existem empresas de Campos e São João da Barra fornecendo produtos e serviços para o Açu, mas esse programa que será gerenciado pelo Sebrae vai ampliar essa participação. Para a economia regional essa é realmente uma grande notícia- acrescentou Norival.

Hoje entre as empresas campistas que fornecem serviços para o Porto do Açu estão algumas na área de alimentação com a montagem de cozinhas industriais nos canteiros de obras, entre outros. Na área da construção civil a construtora Avenida está fazendo todo o asfalto e pavimentação das vias do porto, uma obra de vulto considerável.

Mais animador ainda, segundo o presidente da Federação das CDLs do Rio, Marcelo Mérida, é saber que o porto está avançando já tendo recebido 14 navios que foram carregados de minério de ferro para países como China, Índia e outros.

- O relato do pessoal da Prumo é impressionante. Hoje são 6.500 trabalhadores diretos no projeto. E o projeto vai avançar ainda mais a partir do segundo semestre. Várias empresas estão chegando, uma termelétrica movida a gás será montada, e existe um elenco de projetos dentro deste projeto. Então o empresariado de Campos não pode perder essa oportunidade de participar deste progresso- disse Mérida.

Para o empresário Edvar Freitas Chagas que fazia parte do grupo Campos tem todas as condições de fornecer uma expressiva parte dos produtos e serviços que o porto necessidade no momento.

-É lógico que existem alguns insumos ficaremos devendo, mas no que diz respeito a grande maioria podemos atender e com preços competitivos. A Prumo acertou em cheio na criação deste programa que vai atender as empresas de Campos e São João da Barra.