Resultado da audiência com o governador Pezão

Federação da CDL terá agenda permanente com o estado para discutir questões econômicas

18/11/2014 14h00

A audiência concedida na segunda-feira, dia 17 de novembro, pelo governador Luiz Fernando Pezão, ao presidente eleito da Federação dos Lojistas do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Mérida, no Palácio Guanabara da qual participaram presidentes de várias CDLs inclusive a de Campos, teve uma agenda concreta – a tributárias e econômicas - e foi aberto um canal que agradou os lojistas: o vice-governador eleito Francisco Dornelles foi indicado por Pezão para tratar do assunto com a categoria.

- Não veja uma pessoa melhor para cuidar deste assunto do que o senador Francisco Dornelles, que é o vice-governador eleito. Ele já foi ministro da Fazenda e tem um carinho enorme com essa causa. – disse o governador.

Marcelo Mérida saiu da reunião satisfeito com o canal aberto, e informou que será criada uma comissão de lojistas através da Federação para um contato permanente com o vice-governador eleito Francisco Dornelles.

- Esperamos resultados mais práticos porque conhecemos bem o senador Francisco Dornelles, um homem sensível e que entende como poucos de economia. O governador Pezão acenou exatamente com aquilo que pretendíamos. É lógico que isso passa pela Secretaria de Fazenda que é técnica, mas teremos o doutor Dornelles, que é técnico e político tratando também deste assunto.- disse Mérida Para o presidente da CDL de Campos, Norival Manhães, que acompanhou Mérida ao Rio juntamente com a empresária Maria Luíza Schultz, a reunião foi bastante proveitosa, com a escolha por parte do governador de um interlocutor à altura do problema dos aplicativos fiscais que estão sendo empregados pelo estado, penalizando principalmente os micro e pequenos empresários.

- Marcelo Mérida ainda não assumiu a Federação, o que acontece somente em janeiro do ano que vem, mas marca antecipadamente um tendo, porque ele nos bastidores estava animado com a possibilidade de Dornelles entrar neste circuito. O governador disse que Dornelles será o interlocutor permanente com os lojistas e isso é muito importante- disse o presidente da CDL de Campos.

Mérida por fim destacou que o governador Pezão acenou com a possibilidade de um fórum permanente buscando uma solução para esse problema da carga tributária, mobilizando todos os secretários da área, deixando claro que é possível diminuir a carga tributária e aumentar a arrecadação.

A audiência foi articulada através do deputo estadual governo Henriques que disse que tem acompanhado as dificuldades do setor com esses aplicativos fiscais e carga tributária alta para os micro e pequenos empresários. – “ estamos cumprindo nossa obrigação de parlamentar”.

Reunião na secretaria de Fazenda

Ontem mesmo o governador Pezão determinou que o subsecretário de Fazenda do estado do Rio de Janeiro, George André Santoro recebesse Marcelo Mérida juntamente com o atual presidente da Federação Jair Francisco Gomes e presidentes de CDLs. A comitiva de lojistas saiu direto do Palácio Guanabara após uma hora de reunião com o governador, indo direto para a Secretaria de Fazenda no Centro do Rio.

Mérida considerou a reunião com o subsecretário igualmente proveitosa. A agenda discutida com o governador pela manhã está agora na pauta da Secretaria de Fazenda, e certamente as reivindicações dos lojistas serão debatidas, juntamente com o órgão e o senador Francisco Dornelles que a partir de janeiro assume a condições de vice-governador do Estado do Rio de Janeiro.

- O dia de ontem no Rio foi extremamente proveitoso. Fomos muito bem recebidos pelo governador, e tivemos a satisfação de saber que Francisco Dornelles será o nosso interlocutor. O dia fechou bem com essa reunião na Secretaria de Fazenda do Estado- disse Mérida.