O Dia do Cliente celebrado nesta segunda-feira, dia 15 de setembro representa uma grande chance de aumentar vendas online. Segundo a Nubimetrics, descontos exclusivos, promoções relâmpago, kits estratégicos e frete grátis estão entre os diferenciais que mais atraem consumidores.
12/09/2025 11h58
Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente foi criado em 2003 pelo especialista João Carlos Rego para fortalecer o relacionamento entre empresas e consumidores. A data rapidamente se tornou uma das mais relevantes para o varejo, especialmente no e-commerce e marketplaces.
Embora a celebração seja no dia 15, muitas empresas iniciam suas campanhas já no começo do mês. De acordo com a Nubimetrics, plataforma de inteligência de vendas com uso de Big Data e Inteligência Artificial, a edição anterior registrou forte crescimento na procura por produtos em diversas categorias, confirmando a força da sazonalidade.
Para 2025, a empresa reuniu quatro práticas essenciais que ajudam os sellers a se destacarem e aumentarem suas vendas no Dia do Cliente.
Os consumidores esperam boas ofertas. Por isso, escolher itens de maior procura para aplicar descontos exclusivos é uma forma de gerar impacto imediato e atrair novos clientes.
“O segredo está em mapear quais são os produtos com mais visibilidade e preparar ofertas realmente atrativas para eles”, destaca Juliana Vital, Global CRO da Nubimetrics.
As promoções com tempo limitado funcionam como gatilho psicológico, despertando senso de urgência. Isso mantém o ritmo de vendas em setembro e aumenta a taxa de conversão.
Segundo Juliana, “quando o consumidor percebe que pode perder uma oportunidade, ele tende a agir mais rápido, o que gera mais vendas”.
Os kits de produtos oferecem soluções completas e convenientes. Ao agrupar itens que se complementam, o seller economiza tempo do consumidor e ainda aumenta o ticket médio.
“Criar um kit é mapear a jornada do consumidor e entregar, em uma única compra, a solução que ele levaria horas para montar”, explica Juliana.
O frete grátis segue como um dos maiores atrativos do e-commerce. Contudo, é preciso planejar a estratégia para não comprometer a rentabilidade.
A análise de dados ajuda a definir em quais produtos ou categorias esse benefício gera maior impacto positivo nas vendas.
Com planejamento antecipado e uso de inteligência de dados, os sellers conseguem não apenas aumentar as vendas, mas também fortalecer o relacionamento com os clientes.
Para Juliana Vital, “planejamento e inteligência de dados são os grandes diferenciais para quem quer aproveitar ao máximo essa data, criando experiências positivas e fidelizando clientes de forma consistente”.