Lançado na CDL o Circuito Caminhos da Fé que terá o primeiro passo no próximo domingo com caminhada de Santo Amaro

Sebrae acredita que projeto pode ser internacionalizado.


10/01/2023 09h38

Previous Next

Foi lançado na tarde desta segunda-feira (09), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos- CDL-, um dos mais ambiciosos projetos de turismo do interior do estado: Circuito Caminhos da Fé. Na prática, com todo o simbolismo, o circuito será oficialmente aberto no próximo domingo (15) dia de Santo Amaro, cuja festa está em sua 290ª edição.

O Circuito é uma parceria da CDL, Sebrae/RJ, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Bispado e Governo do Estado do Rio através da TurisRio.

Ao todo, o Circuito Caminhos da Fé, reúne 22 igrejas, capelas e santuários, como o de Santo Amaro. O coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche, disse que o projeto tende a ganhar ainda mais dimensões nacional e até internacional.

O presidente da CDL, Edvar Júnior, destacou a importância de se mesclar fé, cultura e turismo.

- Todos sabem que sou um entusiástico da cultura e do turismo como fator de desenvolvimento. 

O prefeito Wladimir Garotinho estava representado no evento pelos Secretários de Obras, Fábio Ribeiro, o de Governo, Ângelo Maciel, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Auxiliadora Freitas, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust e Patrícia Cordeiro, da pasta de Turismo.

O Bispado de Campos estava representado pelo padre Leomar, do Santuário de Santo Amaro. Também estavam presentes agentes públicos da área de segurança como do 8º BPM, Polícia Rodoviária Estadual, IMTT e Guarda Municipal. O Caminho de Santo Amaro consiste em um percurso de cerca de 32km entre Campos e Santo Amaro, margeando a estrada RJ-216.

A presença do secretário de Obras, Fábio Ribeiro no evento foi didática, a partir do momento que ele foi presidente da Câmara de Vereadores de Campos, no período em que o Legislativo e o Executivo Municipal firmaram por força de lei, um Termo de Cooperação Técnica para investimento em turismo e cultura.

- No caso específico aqui, é bom lembrarmos que a Baixada Campista é a porta de entrada da nossa história. Essa festa tem 290 anos, mas sabemos que é mais antiga. A riqueza de religiosidade, cultura e turismo neste caminho de Santo Amaro é uma dádiva – disse Patrícia Cordeiro do Turismo.

O coordenador Regional do Sebrae, Guilherme Reche, acredita que o Circuito vai gerar reflexos em áreas diversas da economia, como no artesanato religioso, hoteleira entre outros.

O presidente da CDL, Edvar Júnior, acrescentou ainda que o foco do Sebrae é a internacionalização deste Circuito, e que levantamentos feitos no aspecto histórico e de religiosidade mostra potencial para que isso aconteça, citando a historiadora Rafaela Machado, do Arquivo Público Municipal que também estava presente.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!