Varejo S.A.: CDL Campos - parcerias para o desenvolvimento da cidade

Revista da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realiza entrevista com o presidente da CDL, Edvar de Freitas Chagas Júnior.

28/09/2022 15h04

Em Campos dos Goytacazes, considerada a maior cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, o movimento de dirigentes lojista trabalha pelo fortalecimento do comércio local há 60 anos, e os resultados não poderiam ser melhores: o setor de comércio e serviços é o principal responsável pela geração de emprego e renda no município.

“O comércio é o maior gerador de postos de trabalhos na cidade e a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas é de fundamental importância para o empreendedorismo e desenvolvimento do setor”, afirma Edvar de Freitas Chagas Júnior, atual presidente da CDL Campos.

A entidade surgiu no dia 30 de maio de 1963, ainda como Clube de Diretores Lojistas. “São quase 60 anos de uma linda história e muito trabalho, que são recompensados com o reconhecimento da opinião pública, não só na relação comercial, mas também social”, conta Edvar de Freitas.

Os 60 anos da CDL serão celebrados com algumas reformas e um calendário especial no próximo ano. “Será uma agenda bem criteriosa. É um ano de muita visibilidade, e precisamos entregar muito conteúdo, mas a embalagem também é parte do processo. Por isso, criamos um roteiro de eventos e de cursos durante todo 2023”, relata o presidente.

A construção de um novo espaço para eventos no Casarão, uma das sedes da CDL Campos, é uma das ações que a entidade realizará em razão de seu sexagésimo aniversário. O projeto é uma antiga demanda dos associados da Câmara e é tratado como um presente da CDL para a cidade. Além disso, o Salão de Festas da sede principal da entidade será repaginado, gerando mais conforto e modernidade.

A instituição também conta com um auditório, na sede principal, com capacidade para cerca de 130 pessoas. Os dois ambientes – auditório e salão de festas – são usados para treinamentos, reuniões, confraternizações e para o funcionamento da área administrativa da entidade.

A CDL realiza ainda campanhas e promoções, a fim de fortalecer o varejo local. A última foi a FEPE – Feira de Preços Especiais, que movimentou R$4 milhões em quatro dias e recebeu mais de 35 mil consumidores.

Além do comércio
A Bacia de Campos é uma grande produtora de petróleo e gás. A produção de cana-de-açúcar também é um importante para a economia de Campos de Goytacazes, apesar de sua importância ter diminuído nos últimos tempos.

“O setor agrícola se reinventou nos últimos anos: leite e corte estão mais fortes e o agronegócio também planta soja e milho aqui. Outro segmento em alta é a construção civil, bem como o setor de prestação de serviços. A população está em crescimento, e imagino que no próximo censo já passe de 600 mil. Todos esses fatores indicam a prosperidade econômica”, afirma Edvar de Freitas, que acredita que a situação pode ser até melhor caso o turismo seja explorado em toda sua plenitude.

Visando alcançar o potencial máximo da economia da cidade, a CDL tem trabalhado junto com outras entidades do setor produtivo. “O Sindicato do Produtores Rurais é um exemplo. Estamos sempre trabalhando juntos e fazendo encontros com todas as áreas”, conta o dirigente lojista, que acrescenta: “atualmente, estamos focados em turismo e arquitetura, por acreditar que são os setores que mais tem a crescer”.