CDL inicia série de reuniões de trabalho para implantar em Campos política pública de atendimento às pessoas em situação de rua com selo do Ministério

Projeto foi apresentado pelo padre Lázaro, Capelão do MP que conta com adesão de um grande grupo privado de Campos.

28/07/2022 16h44

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos- CDL- realizou na tarde da última quarta-feira (27), em seu auditório, a primeira reunião com a sociedade organizada para implantar em Campos uma política plural de atendimento às pessoas em situação de rua, um dos problemas sociais mais graves hoje na área urbana do município, principalmente no Centro.

A reunião foi aberta com a apresentação de um projeto desenvolvido pelo Capelão da sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, padre Marcos Lázaro, uma das maiores autoridades em políticas públicas e sociais no que se refere ao grave problema de pessoas em situação de rua.

Padre Lázaro, cujo projeto tem o selo do Ministério Público, vestiu-se de franciscano para fazer sua exposição. Destacou que o projeto que tem o apoio do MP-RJ é inteiramente ecumênico, com a soma de todos os credos e matrizes religiosas.

Acrescentou que para o êxito, é preciso que o empresariado, o município e todos se unam e que os resultados sejam aferidos pelo Ministério Público.

- Temos que ser empreendedores sociais. Precisamos do empresariado de cada cidade e, desta forma, sob a capela do MP, buscar minimizar ao máximo esse problema. Não se trata de política de direita ou de esquerda. É uma política ao lado dos vulneráveis sob, repito, a advocacia do MP- disse padre Lázaro que além de religioso é advogado.

O presidente da CDL, Edvard de Freitas Chagas Júnior, disse que esse foi o ponto de partida para que às ações que objetivam resolver esse problema possam ser unificadas.

- Fizemos várias reuniões antes dessas, sendo a última no Ministério Público em Campos. O padre Lázaro tem reconhecimento nacional e internacional neste contexto e certamente o empresariado vai abraçar esse projeto como quem abraça o próximo – disse Júnior.

Um dos maiores grupos privados de Campos- o Barcelos, controlador da Rede SuperBom- já aderiu ao projeto do padre Lázaro, e outras adesões estão sendo esperadas. O prefeito Wladimir Garotinho enviou para a reunião representantes das Secretarias que lidam direta ou indiretamente com esse problema. Para a pedagoga Maria Amélia Lopes Ribeiro Gomes, chefe do Departamento de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, a proposta é altamente relevante. Ela destacou as ações do município deste contexto.

Padre Lázaro, que também é pároco da igreja Santa Luzia, que tem mais de 400 anos, no centro do Rio de Janeiro, fez um relato de sua experiência atuando neste delicado problema social, que infelizmente ganha contornos também de atos de violência em consequência de fatores diversos.

O projeto do padre Lázaro tem o selo do MP do Rio, e o empresariado e classe empresarial como um todo têm uma participação importante no resultado positivo deste programa.