CDL participa de solenidade da assinatura de termo de cooperação entre Prefeitura e Uenf para restauração do Arquivo Público de Campos

Evento aconteceu na noite desta quinta, no Palácio da Cultura, com presença do presidente da Alerj.


20/05/2022 16h09

Previous Next

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos- CDL- Edvar de Freitas Chagas Júnior fez parta de mesa de autoridades em solenidade na noite de quinta-feira (19/05) no Palácio da Cultura quando foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a prefeitura e a Universidade Estadual do Norte Fluminense – Uenf- para a restauração do Arquivo Público Municipal, o que implica recursos da ordem de R$ 20 milhões liberados pela Assembleia Legislativa, que foi representada pelo seu presidente, o deputado André Ceciliano.

Edvar Júnior lembrou que a restauração do Solar do Colégio que abriga o Arquivo Público Municipal é de extrema importância em todos os sentidos, acondicionando a história de Campos com farta documentação inclusive cartoriais. Lembrou do empenho da sociedade organizada para essa restauração e deu os parabéns a prefeitura, a Uenf e a Alerj.

 

- Ouvi o prefeito Wladimir Garotinho afirmar que com essa reforma, Campos passará a ter o Arquivo Público Municipal mais bem estruturado e equipado do país. Concordo com ele. Temos motivos para celebrar a data de hoje- disse o presidente da CDL.

 

A solenidade aconteceu no Palácio da Cultura, onde o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Campos e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) foi assinado para as obras de restauro do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, que está completando 21 anos.

O termo foi assinado pelo prefeito Wladimir Garotinho e pela vice-reitora da Uenf, professora Rosana Rodrigues. A solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT).

Ceciliano disse que o Solar do Colégio é um equipamento necessário para manter “uma das mais importantes páginas da história do estado do Rio”.

Também falaram na solenidade o vice-prefeito Frederico Paes; o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Ferreiria; o deputado estadual Bruno Dauaire; o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Ribeiro; a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Auxiliadora de Freitas e a coordenadora do Arquivo Público, Rafaela Machado, que definiu a noite como “a realização de um sonho”.

O Arquivo Público Municipal – antigo Solar do Colégio -, localizado em Tócos, na Baixada Campista, é uma das joias da coroa do município de Campos, quando o assunto é patrimônio arquitetônico e história. O prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tem a custódia de toda a documentação histórica do município e as obras de restauração se tornam prementemente necessárias, segundo a diretora Rafaela Machado.

Os R$ 20 milhões agora liberados para a restauração do Arquivo Público Municipal são provenientes de recurso do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o que justifica a presença do seu presidente, André Ceciliano no ato.

O projeto de lei para a restauração, de coautoria do deputado estadual Bruno Dauaire, foi aprovado por unanimidade na Alerj, em dezembro do ano passado, ressaltando a importância da revitalização do equipamento histórico e cultural de Campos.

 

CDL é citada várias vezes durante solenidade

A CDL foi citada no evento pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo presidente da Alerj, André Ceciliano, que lembrou que foi nesta Casa, onde, no ano passado, fez uma reunião com todos os prefeitos da região para tratar de investimentos e da criação do Fundo Soberano.

 

- É gratificante ver nossa entidade sendo lembrada por autoridades reconhecendo o nosso papel de defesa dos interesses da sociedade e de fomentadora de ideias- disse Edvar Júnior.

 

Jantar em Sapucaia

Após o evento no Palácio da Cultura o presidente da Alerj, André Ceciliano foi recepcionado com um jantar na COAGRO/Sapucaia. A CDL estava representada não somente pelo seu presidente, mas também pelo ex-presidente imediato, José Francisco Rodrigues e os diretores Norival Manhães Lima Sobrinho e Luiz Cláudio Cardoso de Barcelos.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!