CDL estima crescimento nas vendas motivadas pelo Dia das Crianças, a última data promocional antes do Natal

Pesquisa mostra que 72% dos consumidores querem presentear no dia 12.


29/09/2021 14h26

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), José Francisco Rodrigues está otimista no que se refere as vendas motivadas pelo Dia das Criança, - 12 de outubro - a última data promocional do comércio antecedendo o Natal. Segundo José Francisco alguns segmentos do comércio como o de brinquedos e vestuário pode ter um aumento nas vendas de 10 a 15% em relação ao ano passado.

José Francisco se prende a previsões de vendas no cenário nacional. A expectativa de consumo para o Dia das Crianças deste ano reforça a tendência de uma recuperação gradual do varejo. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais aponta que 72% dos brasileiros devem ir às compras no Dia das Crianças. A expectativa é de que o varejo movimente aproximadamente R$ 10,93 bilhões.

Se por um lado, a alta intenção de presentear anima o mercado varejista, por outro, a expectativa de gasto do consumidor é cautelosa. De acordo com o levantamento, entre os entrevistados que vão comprar presentes, mais de um terço (36%) pretende gastar o mesmo valor que no ano passado e 31% têm a intenção de gastar menos. Já 23% pretendem gastar mais do que no Dia das Crianças de 2020.

Em média, os consumidores pretendem comprar 2,19 presentes (número que aumenta entre as mulheres). No total, o consumidor deve desembolsar R$ 200 com os presentes. A maioria pagará os produtos à vista (82%) e 38% planejam pagar parcelado. As principais formas de pagamento serão: dinheiro (45%), cartão de débito (38%) e cartão de crédito parcelado (36%). Entre os que irão dividir o pagamento das compras, o número médio de parcelas será de 4 prestações.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, “o pagamento integral no momento da compra pode ser importante para o orçamento em um momento em que o desemprego segue elevado e o consumidor deve evitar compromissos financeiros de longo prazo”, afirma.


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