Após quatro horas de reunião com entidades prefeito diz que vai rever Código Tributário

Novo encontro foi marcado para quinta-feira com a presença de vereadores; será o terceiro após o engavetamento da pauta na Câmara Municipal.

08/06/2021 17h43

Após quatro horas, uma reunião entre representantes de entidades de classe – CDL, ACIC, Sindivarejo, Carjopa, Firjan, e Sindicato da Indústria de Cerâmica-, o prefeito Wladimir Garotinho, na sede da Prefeitura, se comprometeu a rever o projeto de reajuste do novo Código Tributário de Campos, que já havia sido enviado à Câmara de Vereadores, porém não votado.

A reunião foi a pedido da sociedade organizada para travar um diálogo com o executivo para chegarem a um acordo sobre a proposta de alteração do Código Tributário de Campos que foi enviado à Câmara para votação no dia 25 de maio de 2021. Na ocasião, houve polêmica e discordância entre os vereadores da base de apoio do prefeito e os parlamentares contra o pacote de medidas com ajustes fiscais e o projeto de lei – enviado pelo executivo para votação em caráter de urgência e assim saiu de pauta.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos- CDL-, José Francisco Rodrigues, disse que o diálogo com o Executivo está mantido, mas reafirmou que o contribuinte como um todo, não só do comércio, mas profissionais liberais, autônomos e a população em geral não tem, neste momento de pandemia, como pagar mais impostos.

Já Leonardo de Castro disse que - “nós, empresários, mantivemos nossa posição de não concordar com o aumento de impostos e o prefeito informou que vai rever alguns itens da lei, como ITBI e taxa de localização de imóveis, por exemplo”, afirmou Leonardo.

Uma outra reunião ficou acordada para a próxima quinta-feira (10), a partir das 18h, quando estarão presentes, além dos representantes das entidades de classe, os vereadores Fred Machado, Bruno Vianna e Rafael Thuin, que teriam sido os primeiros a se recusarem a votar o projeto de lei no dia 25.

Audiência na CDL

Na noite de segunda-feira (7), oito vereadores se reuniram com empresários no auditório da CDL para tratar sobre o mesmo assunto: discussão do novo código tributário. O presidente da CDL, José Francisco Rodrigues, disse que as entidades não vão aceitar nenhum tipo de reajuste de impostos, diante de um quatro caótico enfrentado pelos empresários, prestadores de serviços e população em geral, consequente da pandemia da Covid-19. (Veja aqui)

“Nosso poder de contribuição monetária acabou. Não temos como pagar mais impostos. Estamos fazendo tudo para manter os empregos das pessoas. Essa não é uma luta em torno dos interesses do empresariado de Campos, mas sim em favor de toda a sociedade, que não tem condições de arcar com nenhum tipo de reajuste, seja de que nível for”, disse José Francisco Rodrigues.