Como funciona o novo botão de compras do WhatsApp

Novo botão permite que negócios ofereçam catálogo de produtos no próprio chat. Funcionalidade só é válida para empresas com conta WhatsApp Business

17/11/2020 09h04

O aplicativo de mensagens Whatsapp lançou no último dia 10 um novo botão que permite que os usuários façam compras diretamente pelo aplicativo em todo o mundo.

O botão de compras aparece no chat de empresas que usam a versão de negócios do aplicativo, o WhatsApp Business. Ao clicar no botão, que se parece com uma fachada de loja, o cliente poderá ver o catálogo de produtos oferecido pela empresa, já com os preços do que está disponível.

A atualização permite que usuários reúnam até 500 ofertas em uma única seção, que pode ser acessada pelo botão de compras, localizado no canto superior direito, ao lado do ícone de ligações.  Nele, é possível visualizar e selecionar um produto, além de contatar o vendedor referenciando o item desejado.

Na configuração, o botão de compras vai substituir o botão de chamada de vídeo no chat com essas empresas. Ainda será possível realizar chamada de vídeo, selecionando o botão de chamadas e, depois, escolhendo se quer chamada de voz ou vídeo.

Segundo o WhatsApp, o botão de compras visa substituir as funções de ligação por voz e vídeo para os estabelecimentos digitais. De acordo com a empresa, a mudança é baseada na preferência dos usuários, que enviam cerca de 175 milhões de mensagens de texto para contas comerciais diariamente.

A novidade deve chegar em breve para todos os dispositivos iOS e Android compatíveis tanto na versão Business — para os vendedores —, quanto na versão tradicional, para todos usuários. Abaixo, um vídeo demonstrativo da atualização:

Com informações do Valor Invest