Pequenas empresas faturaram bem

13/01/2010 00h00

As micro e pequenas empresas (MPEs) registraram crescimento no faturamento real de 4,8% em novembro do ano passado, na comparação com o mesmo mês de 2008, de acordo com pesquisa do Sebrae-SP, realizada com a colaboração da Fundação Estadual de Análise de Dados (Seade). Trata-se do melhor resultado desde a deterioração da crise mundial da economia, em setembro de 2008.

Depois do começo de ano difícil, os pequenos negócios, principalmente do varejo, retomaram o caminho do crescimento, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, para quem o motivo da alta foi a melhoria do poder aquisitivo da população.

Com os resultados obtidos até novembro e levando em conta as vendas no Natal e a recuperação vista nos últimos meses, projeta-se que as MPEs fechem 2009 com uma queda no faturamento real da ordem de 4,5% ante 2008. Isso mostra que a recuperação não foi suficiente para que o faturamento em 2009, bastante afetado pela crise, superasse o obtido pelo segmento no ano retrasado.

Apesar disso, 45% dos pequenos e microempresários participantes da pesquisa esperam aumento do faturamento da sua empresa nos próximos seis meses.Analisando separadamente cada setor, verifica-se que a indústria teve alta de 8,3%, o comércio, de 4,7%, e serviços, de 1,6%, na comparação entre novembro e igual período de 2008.

Já no embate com outubro de 2009 - que teve dois dias úteis a mais do que novembro -, o faturamento real das MPEs de todos os setores cresceu 0,7%.Na análise por regiões, o município de São Paulo teve alta de 4,3% em novembro ante outubro, e de 13% na comparação entre novembro de 2009 e o mesmo mês de 2008. No acumulado em 2009, até novembro, porém, houve queda de 5,4%.

Já no interior do estado, a variação é positiva em 0,8%, na comparação entre novembro e outubro. Já na análise entre novembro de 2009 e igual mês de 2008, houve retração de 2,9%. Por fim, na comparação entre o acumulado até novembro de 2009 e igual período de 2008, o faturamento das MPEs caiu 6,9%.