Decisão do STF coloca atividade empresarial em risco, alerta setor varejista

A CDL Campos, FCDL-RJ e a CNDL defendem a urgência de uma resposta dos Poderes Executivo e Legislativo no sentido de revisar a legislação.

19/12/2019 15h25

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), a Federação das Câmras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) veem com extrema preocupação a decisão de criminalizar o empresário que deixar de pagar o Imposto Sobre Circulação de Serviços (ICMS), devidamente declarado ao Fisco, com prisão de até 2 anos, tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (13).

As entidades defendem a urgência de uma resposta dos Poderes Executivo e Legislativo no sentido de revisar a legislação. Como principais represetantes do varejo nacional, esperam, ainda, uma mudança no entendimento do STF. Com isso, acreditamos que teremos condições de fortalecer as iniciativas formais e o crescimento econômico condizente com o momento atual do país.

O ICMS atribui a cada Estado o poder de fixar alíquotas, gerando uma concorrência em busca de maiores arrecadações, ao ponto de ser instituída uma verdadeira guerra fiscal no Brasil. Essa situação expõe o empresariado a um emaranhado complexo de leis e tributos, que prejudica o desenvolvimento e o crescimento de negócios. Vale lembrar que a declaração irregular do imposto já é penalizada com multas, juros e até mesmo a expropriação de bens da empresa e do empresário.

A CDL Campos, FCDL-RJ e a CNDL seguirão atuando em prol da livre iniciativa, apoiando os micro e pequenos empresários e defendendo o setor que movimenta o Brasil.