Preparados para o primeiro emprego

Projeto Voe Juventude é desenvolvido pela Fundação CDL


06/11/2019 12h36

Voltado prioritariamente para jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto Voe Juventude - desenvolvido pela Fundação CDL, através de financiamento do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) com verba proveniente do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FMIA) – assiste 60 adolescentes na faixa etária entre 14 e 17 anos, com o objetivo de prepará-los para o primeiro emprego.

Através de aulas práticas e teóricas, os jovens aprendem sobre os princípios necessários para tornarem-se operadores de comércio, como postura no ambiente de trabalho, atendimento ao cliente e comunicação. A equipe ainda trabalha com os adolescentes a elevação da autoestima, o bloqueio da timidez e ajuda a promover o fortalecimento dos vínculos familiares.

A maioria dos 60 assistidos está referenciada nos CRAS do Matadouro, Portelinha e do Jóquei. Além das aulas na sede da Fundação CDL, eles ainda participam de atividades físicas na Vila Olímpica do Jóquei, onde aprendem, de forma lúdica, a como trabalhar em equipe, espírito de liderança, o respeito à hierarquia, dentre outras coisas.

Elisama de Paula Barbosa, de 17 anos, é uma das jovens que se destaca entre o grupo. Ela sabe onde quer chegar e compreende que está no caminho certo. “Entrar no projeto fez com que eu mudasse a minha perspectiva de vida. Antes do curso eu jamais pensei que poderia haver uma chance de ingressar no mercado de trabalho. Hoje estou adquirindo competências que me permitirão conquistar o meu espaço. Sei que eu posso sair daqui encaminhada para o meu primeiro emprego e batalhar para realizar meu sonho de fazer faculdade de Engenharia Civil”, contou.

A presidenta do CMPDCA, Sana Gimenes, destacou que, ao todo, 12 projetos foram selecionados para receberem, juntos, ao longo do exercício de 2019, o financiamento de R$ 3.354.317,28. 

Fonte: Folha da Manhã


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!