Professor da Uenf faz palestra e lança livro de economia durante assembleia realizada na CDL

Na assembleia ordinária realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos na segunda-feira (08/07) o Doutor em Economia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), professor Alcimar Chagas lançou o seu livro “Economia Fluminense”, precedido de uma palestra sobre a economia regional.


09/07/2019 15h29

Previous Next

Dedicado a estudar a economia do Norte/Noroeste Fluminense, o professor Alcimar Chagas, neste livro aborda também a economia de todo o Estado do Rio. Segundo ele, a economia de Campos está vivendo um ponto de interrogação no que diz respeito a partilha dos royalties.

- O município durante muitos anos se acostumou com os recursos dos royalties do petróleo. Antes produzia 85% de todo o petróleo brasileiro, no caso a Bacia de Campos. Hoje perde para a Bacia de Santos (SP) e produz 40% do petróleo. Se a gente colocar nesta equação as oscilações do mercado tanto em dólar quanto nesta commodity temos um quadro de imprevisibilidade. Ao mesmo tempo corremos o risco de ter que dividir os royalties com todo o Brasil o que será decidido no final deste ano- disse o professor.

Para ele, Campos e os municípios em seus entornos tem potencialidades nas áreas agrícolas e em outras, mas não consegue transformar isso em riqueza. - “esse é o nosso grande desafio” - disse.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) Orlando Portugal disse que nas assembleias da casa estão sendo convidados profissionais de diversas áreas para palestras e que a do professor da Uenf foi de suma importância.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!