Cinco ações fundamentais para planejar a logística para o final do ano

Confira como estruturar a cadeia logística da sua empresa para o período em que as vendas tendem a disparar.


27/11/2018 09h13

O período de festas de final de ano representa uma ampla gama de oportunidades para empresas dos mais diversos portes e segmentos atraírem clientes e maximizarem os resultados financeiros. Segmentos econômicos como alimentos, bebidas e o varejo em geral tendem a ter um pico nas vendas, exigindo agilidade na entrega e reposição de estoques em toda a cadeia logística.

Por isso, para atender a essa demanda crescente, é fundamental adaptar a operação por meio de estratégia logística eficiente. Segundo Marcelo Florio, diretor comercial e de negócios da Intecom Logística, fatores como uma logística bem estruturada, tempo de entrega, bem como a disponibilidade da mercadoria no ponto de venda são preponderantes para o sucesso dos negócios.

Exatamente com a finalidade de aumentar a eficiência logística, a um custo competitivo, a Intecom, integrador logístico com mais de 15 anos de expertise em distribuição, armazenagem e estratégia em toda a cadeia de suprimentos, opera com a metodologia de otimização da rede. “Um planejamento pode garantir a qualidade na entrega e a rentabilidade neste período de economia aquecida. Neste contexto, contar com um parceiro como a Intecom, pode fazer toda a diferença”, afirma Florio.

De acordo com Florio, devido ao maior fluxo de vendas esperado, é preciso ajustar e criar processos ágeis com antecedência. “O período festivo altera o comportamento do consumidor, que passa a comprar mais do que o básico, com a disponibilidade do 13º salário”, avalia.

Confira as principais orientações do executivo ter um planejamento logístico assertivo para os próximos meses e alcançar maior rentabilidade:

1 – Dimensione o estoque

Com a tendência de aumento de vendas no fim do ano, é recomendável redimensionar o estoque, para atender a demanda. Neste sentido, tenha indicadores confiáveis para dimensionar o seu portfólio de produtos e verifique quais os itens mais buscados no mesmo período no ano anterior, que podem ser requisitados novamente. Para o cálculo, lembre-se de que produtos parados em estoque geram gastos desnecessários. Você também pode ganhar eficiência com a otimização do espaço disponível no centro de distribuição, elaborando um bom mapeamento.

2 – Crie pontos de melhorias

Não há dúvidas de que uma logística bem feita pode garantir vantagem competitiva. Para criar processos mais ágeis, adaptando a sua operação logística ao contexto aquecido do mercado, procure ter uma visão de todas as etapas do processo. Analise desta forma cada ponto de aperfeiçoamento e melhoria. Neste sentido, é importante acabar com os processos manuais, como planilhas e cadernos.

3 – Mantenha o ponto de venda abastecido

Em tempos de demanda crescente, o nível de ruptura (que mede a falta de produtos no ponto de venda) precisa ser o mais baixo possível. Reponha os produtos nas gôndolas, quase que diariamente, de acordo com as necessidades. Neste sentido, a Intecom conta com um sistema de gerenciamento de armazém, que propicia empregar técnicas como o Flow-Through, reduzindo custos e possibilitando todo o suprimento dos produtos nas lojas.

4 – Tenha assertividade no tempo de entrega

Entregas de fim de ano geralmente contam com um prazo apertado. Desta maneira, trabalhar com um integrador logístico pode ajudá-lo a planejar a distribuição, com a visão de toda a operação, em tempo real, para as mais diversas regiões do País, evitando gastos desnecessários e otimizando custos.

5 – Utilize a tecnologia a seu favor

Cada etapa da armazenagem e distribuição da carga pode ser acompanhada em tempo real, por meio de suportes tecnológicos de última geração. A tecnologia também pode apoiar na elaboração de um planejamento assertivo. Na Intecom Logística, as mais modernas ferramentas tecnológicas suprem os clientes de informações estratégicas para a tomada de decisão.

Fonte: Portal Newtrade


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