Núcleo Gestor realiza última reunião de leitura técnica do Plano Diretor

Vigésima oitava reunião da equipe que também formula implantação do Plano de Mobiliária Urbana Sustentável teve participação de representantes da indústria, comércio, academia e arquitetura e urbanismo.

19/10/2018 16h26

Terminou nesta quinta-feira (18), a primeira fase denominada “leitura técnica” para reformulação do Plano Diretor e criação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do município. Do total de vinte e oito reuniões, que envolveram todas as secretarias, superintendências e fundações da prefeitura, além de diversos setores da Sociedade Civil Organizada, com vistas a oportunizar sugestões para os Planos Diretor e de Mobiliária Urbana Sustentável, na última houve a participação de representantes da indústria, comércio, academia e arquitetura e urbanismo.

— É importante darmos garantias ao investidor que quer se instalar no município. Temos que apresentar segurança jurídica — destacou o presidente da Associação das Indústrias da Codin e Guarus (AIC), Lucas Vieira. ”Um exemplo que serve de alerta é o de uma fábrica de turbinas para aviões e helicópteros instalada em Petrópolis, que está montando uma unidade em Três Rios, porque a legislação municipal petropolitana não permite uma ampliação das instalações”, completa o presidente da representação Norte Fluminense da Firjan, Fernando Aguiar.

Entre as questões tratadas, destaque também para a ocupação dos espaços urbanos e a necessidade de uma legislação que garanta um melhor ordenamento. “É preciso ter o cuidado necessário para que em pouco tempo o anel viário da Avenida Arthur Bernardes não esteja com o movimento intenso da Avenida 28 de Março”, alerta a arquiteta Silvana Castro, do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Finalizada a fase de “leitura técnica”, começará em breve o debate junto à comunidade, que poderá contribuir com os Planos a serem ainda “enriquecidos” nas plenárias, grupos de trabalho e audiências públicas. Em seguida, será realizada a última audiência pública antes do texto seguir para a Câmara Municipal. A proposta é dar ao município um Plano Diretor e um Plano de Mobilidade Urbana Sustentáveis atualizados para os próximos anos.

Segundo o coordenador dos dois Planos e integrante do Núcleo Gestor, Renato Siqueira, o Plano Diretor atual possui boas definições quanto a setorização de atividades, porém, necessita de atualização em especial pelo forte vetor de desenvolvimento representado pelo Porto do Açu, visto que o Plano anterior representava uma possibilidade de acontecer.

— Também as ocupações racionais ao longo dos eixos de comércio e serviço merecem atenção especial, tanto no uso, quanto no parcelamento do solo, de modo especial a infraestrutura de mobilidade no entorno dos polos geradores de tráfego e as medidas compensatórias destes, com objetivo de atenuar os impactos urbanísticos a serem gerados, para que a cidade não fique prejudicada em relação a qualidade de vida, tanto nos aspectos ambientais que envolvem o saneamento, quanto nos que envolvem o deslocamento. Em que o sistema de transporte se utilize de modais variados e integrados com soluções que priorizem os meios não motorizados — explica.

Renato afirma ainda que se impressionou com o interesse, a quantidade e a variedade das sugestões feitas. “Alguns setores da sociedade civil trouxeram, além de sugestões, um sentimento de satisfação pela oportunidade de participação, afirmando que ‘nunca haviam sido chamados’. Desta forma, o sentimento do dever cumprido nesta primeira fase nos estimula seguir com este importante trabalho, para o desenvolvimento sustentável do município, como orienta o prefeito Rafael Diniz — conclui o coordenador.

Participaram ainda a integrante do Plano Gestor Natália Faria, o presidente da Codemca, Vinícius Vieira; o gerente da CDL, Felipe Knust; o vice-presidente da Acic, Fernando Loureiro, e o representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil no município, Francisco Roberto Siqueira.

Fonte: Secom