Lojas devem manter benefício (redução do IPI) por mais tempo

Quem pretende comprar geladeiras, fogões e máquinas de lavar com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido terá uns dias a mais para aproveitar os descontos, mesmo que o governo não renove o benefício tributário que termina no próximo domingo.

29/01/2010 00h00

Isso porque a maioria das redes do varejo deve manter as promoções por até 45 dias, graças aos estoques comprados das fábricas com o tributo menor. Na Lojas Colombo, por exemplo, a expectativa é manter por mais 30 dias os preços reduzidos, tempo estimado para esgotar estoques beneficiados pelo IPI menor, conforme Gladimir Somacal, diretor de compras da rede.

No Ponto Frio, do Grupo Pão de Açúcar, a ordem é manter os preços reduzidos de fogões, geladeiras e máquinas de lavar até o fim dos estoques, que, segundo a empresa, duram, em média, para esse tipo de produto, de 30 a 45 dias. Dependendo do ritmo das vendas, as promoções se manteriam até meados de março

O Walmart é outra rede disposta a bancar as promoções até o fim dos estoques. Procurado, o Magazine Luiza não se pronunciou.

A estratégia das grandes redes deve ser repetida pelas demais varejistas no Estado, segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS), Vitor Koch:

- Há estoques para garantir os preços por mais 15 a 20 dias. As últimas encomendas trouxeram um fôlego extra.

Antes das declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que o IPI reduzido para a linha branca termina no domingo, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, disse que o setor iria pedir a permanência do benefício até 30 de junho, para que o fim da redução do tributo seja compensado pela alta das vendas do segundo semestre.

Fonte: Zero Hora