Secretário Squef explica IPTU em reunião na CDL

Secretário de finanças esteve reunido no salão da diretoria da CDL para explicar os reajustes do IPTU


28/01/2010 00h00

iptu2.jpg

Por mais de duas horas o secretário de Finanças do município de Campos, Francisco Squef, esteve reunido no salão da diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), para explicar a metodologia utilizada com base para os reajustes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no exercício de 2010. Participaram da reunião a convite do presidente da CDL Joilson Barcelos, os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Amaro Ribeiro Gomes e o Carjopa, Eduardo Chacur, além de diretores das três entidades.

Francisco Squef foi didático nas suas explicações, mostrando habilidade com as palavras, mas o epicentro da questão era números, percentuais, dígitos, e a base de cálculo escolhida pela Secretaria de Finanças para promover o reajuste, não era bem compreendida principalmente pelas distorções.

O advogado tributarista Carlos Alexandre, um dos mais renomados nesta área no país, que dá suporte jurídico a CDL disse na reunião que a análise de cada caso individualmente surtiria pouco efeito, pois os números não iriam ser alterados com a aplicação dos mesmos critérios. A possibilidade de uma revisão na base de cálculo, segundo Francisco Squef, teria que ser uma decisão política da prefeita Rosinha Garotinho.

Francisco Squef se comprometeu a despachar com a prefeita Rosinha Garotinho, relatando tudo que foi tratado na reunião. Mais uma vez o presidente da CDL, Joilson Barcelos, reafirmou que a posição da entidade não é política, e que ela se sente no dever de fazer esse questionamento sobre o aumento do IPTU. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Amaro Ribeiro Gomes, confirmou para segunda-feira às 18h, uma outra reunião com o secretário de Finanças. Francisco Squef, para continuar tratando do assunto.

Da reunião de ontem participaram também o subsecretário de Comunicação Social da Prefeitura de Campos, jornalista Carlos Cunha, o empresário Edvar Freitas Chagas, entre outros.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!