Após abrir em alta, Bovespa opera em baixa pelo 5º dia seguido

Preocupação com a China ainda incomoda o mercado financeiro. Investidores também devem repercutir o Fórum Econômico Mundial.


27/01/2010 00h00

Depois de um recuo de 6,27% nos últimos quatro pregões, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ensaiou recuperação no início do dia, mas logo voltou a operar no vermelho nesta quarta-feira (27). Às 13h30, o índice Ibovespa, referência para o mercado nacional, tinha baixa de 1,05%, aos 64.836 pontos.

A quarta-feira também marca o começo efetivo do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, que reúne líderes governamentais e corporativos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para Davos nesta quarta; em seu discurso, ele deve pedir a reforma do sistema financeiro mundial.

Na Ásia, os dias passam, mas a preocupação segue a mesma: a restrição de crédito na China. O China Securities Times noticiou que os bancos receberam ordens para conter a concessão de crédito para atender aos limites mensais. Em Xangai, o Shanghai Composite perdeu 1,09%. Tóquio e Seul caíram 0,71% e 0,72%, respectivamente.

Conforme os agentes questionam o ritmo de crescimento da China, eles apostam em menor demanda por commodities, o que afeta o Ibovespa, que tem grande peso das matérias-primas. O petróleo e o ouro perdem valor. Enquanto isso segue firme a demanda por dólar, que volta a avançar sobre o euro.
 
Pregão anterior

Na terça-feira, o Ibovespa completou quatro dias de baixa. A queda no preço das matérias-primas e a preocupação com China estimularam a venda dos principais papéis do índice, que perdeu 1,05%, para fechar aos 65.523 pontos. O giro financeiro somou R$ 6,47 bilhões.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!