50 mil famílias podem ficar com atendimento social comprometido

Levantamento foi feito pela Prefeitura de Campos que começou a medir o impacto a ser sentido caso venha perder royalties

03/03/2010 00h00

O secretário municipal de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira, está alertando a população para a importância da adesão à luta pela manutenção dos royalties para os municípios produtores. “A falta desses recursos pode acarretar o corte imediato de assistência a mais de 50 mil pessoas, hoje atendidas diretamente pela secretaria”, disse.

O secretário está conclamando assistidos, funcionários terceirizados e estatutários do órgão a participarem da mobilização em defesa dos royalties “Justiça para quem produz”, quinta-feira (4), a partir das 16h, na Praça São Salvador. “Se aprovada a emenda, que prevê a redistribuição de royalties para mais cinco mil municípios, ocorrerá a falência do estado. Todos terão de procurar emprego longe. É preciso a adesão de todos para chamar a atenção das autoridades deste país para a luta, que é de sobrevivência”, disse.

Entre programas sociais da secretaria que correm risco de continuidade, Henrique cita o Cheque Cidadão, que beneficia 25 mil famílias com R$ 100 para compras em supermercados; o Renda Mínima, de um salário para 230 pessoas que não têm nenhuma condição de gerar renda para sua sobrevivência; o Aluguel Social, que garante moradia a 500 famílias que viviam em áreas de risco; o Cesta Básica que atende mais de mil famílias; o Defeso de água doce e salgada, que abriga famílias de 1.200 pescadores e trabalhadores do setor nos período em que a pesca é proibida. E, ainda, os idosos, cerca de quatro mil espalhados entre 52 grupos”, explicou Henrique.

O secretário ainda lembrou dos programas desenvolvidos em parceria com o Governo Federal. “Como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem-Adolescente), que beneficiam mais de 3.500 crianças e adolescentes no município. Embora sejam programas que têm recursos federais, a contrapartida da prefeitura é superior ao valor pago pelo Governo Federal, pois complementamos essas verbas, cobrimos aluguéis e a manutenção dos espaços físicos utilizados, além de sermos responsáveis pelo pagamento dos profissionais”.