CDL se reúne com outras entidades para discutir royalties

Audiência foi pedida pela CDL, Frijan, ACIC, OAB entre outras entidades do setor produtivo

26/02/2010 00h00

Na segunda reunião realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, para tratar da questão dos royalties do petróleo ficou acertado que antes do dia 10 de março, quando a emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) será votada, representantes das entidades produtivas da região terão uma audiência com o governador Sérgio Cabral Filho, no Palácio Guanabara, no Rio. Na audiência essas lideranças vão dizer ao governador que caso se configure a perda dos royalties, a economia do interior do estado estará inviabilizada, desde o comércio, passando pela indústria, até a pecuária.

A audiência foi pedida em conjunto pela Câmara de Dirigentes Lojistas; a representação regional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro; a Ordem dos Advogados do Brasil de Campos; a Associação Comercial e Industrial de Campos; o Sindicato do Comércio Varejista de Campos e o Sindicato da Indústria da Cerâmica. Para o vice-presidente regional da Ferjan, Gel Coutinho, que esteve presente na reunião esse é o caminho mais rápido como forma de pressionar Brasília.

-Temos que nos entender com o governador Sérgio Cabral Filho. Somente ele tem condições de intervir nesta questão junto ao Presidente Lula. Esse é o caminho- disse Gel Coutinho.

O presidente da CDL, Joilson Barcelos, mobilizou em seguida os deputados federais Arnaldo Vianna (PDT-RJ), que esteve presente na reunião e o deputado federal Geraldo Pudim (PR-RJ) que estava no Rio exatamente no Palácio Guanabara. Ambos estão encarregados de marcar a audiência com o governador.

Participaram desta segunda reunião de ontem na CDL, Gel Coutinho, da Firjan; Amaro Ribeiro Gomes, da ACIC;  Amaro Pessanha, do Sindicato das Indústrias das Cerâmicas; Ironis Scafura, do Sindicato do Comércio Varejista, além do represente da OAB e o deputado federal Arnaldo Vianna.

- Estamos lutando contra o tempo. Cada grupo está desenvolvendo suas ações e esperamos que elas acabem coordenadas no final. Estamos marcando essa audiência. Depois vamos participar aos prefeitos que também serão convidados. Estamos em assembléia permanente e teremos outra reunião assim que a data for marcada, para acertos de detalhes. Não estamos parados – concluiu Joilson Barcelos.