Prazo para entrega de comprovante de rendimento para IR vence nesta sexta

Documento deve conter informações sobre renda e IR retido na fonte.Empresa que atrasar a entrega do informe pode ser multada, diz Receita.

26/02/2010 00h00

Receita Federal informa que esta sexta-feira (26) é o último dia para as empresas entregarem aos seus funcionários o comprovante de rendimentos com informações sobre o ano de 2009, documento necessário para os contribuintes realizarem a declaração do Imposto de Renda de 2010.

O prazo para entrega das declarações começa em 1º março e vai até o dia 30 de abril deste ano. Quem perder o prazo, está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.

"Se a pessoa ainda não tiver recebido, a orientação é de que ela procure sua empresa. Ela também pode procurar a Receita Federal para reclamar, mas não temos tido problemas quanto a isso. As empresas normalmente entregam o documento", explicou o coordeandor do IR da Receita Federal, Joaquim Adir.

O comprovante de rendimentos deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos pelo trabalhador em 2009 e o do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no período. A multa por não entregar o documento dentro do prazo, ou apresentá-lo com informações incorretas, é de R$ 41,73 por funcionário.

As informações contidas no comprovante de rendimentos são cruzadas com as fornecidas na Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), que as empresas também devem remeter à Receita Federal também até 26 de fevereiro. Caso a Receita encontre divergências, a declaração é retida na chamada malha- fina