Desemprego global atinge recorde de 212 mi de pessoas, diz OIT

O desemprego mundial disparou em 2009 devido à crise e atingiu 6,6% da população economicamente ativa. Com isso, 212 milhões de pessoas não estavam empregadas no ano passado, o que é uma cifra recorde, afirmou nesta quarta-feira a OIT (Organização Internacional do Trabalho), que ainda previu um agravamento da situação para este ano.


27/01/2010 00h00

"O número de desempregados no mundo alcançou 212 milhões em 2009 devido a uma alta sem precedentes de 34 milhões em relação a 2007, quando teve início a crise", informou a OIT através da Agência Internacional do Trabalho, que divulgou hoje seu informe anual "Tendências Mundiais do Emprego". Apenas em 2009 foram 27 milhões de pessoas a mais sem emprego.

Entre 2007 e 2009, o índice de desemprego progrediu 0,9 ponto percentual.

Cerca de 12 milhões dos novos desempregados em 2009 --40% do total-- estão na América do Norte, Japão e Europa Ocidental, e outros 8 milhões são encontrados no Leste Europeu e na América Latina, informou a OIT. Já as taxas de desemprego na Ásia, na África e no Oriente Médio ficaram estáveis.

Para 2010, a OIT prevê que mais 16 milhões de pessoas ficarão desempregadas, fazendo com que a taxa de desemprego global chegue aos 7%.

Frente a uma situação econômica ainda frágil, a OIT pediu aos países que tomem medidas que favoreçam a criação de empregos.

"Está claro que a prioridade política atual é evitar uma reativação econômica sem empregos", advertiu o diretor-geral da Agência Internacional do Trabalho, Juan Somavia, citado em um comunicado.

"A mesma vontade política que salvou os bancos deve ser aplicada para salvar e criar empregos. Podemos obter isso graças a uma forte convergência das políticas públicas e do investimento privado."

Autor: Folha Online


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!