Vendas dos supermercados cresceram 8,56% em janeiro, diz Abras

Na comparação com dezembro, no entanto, houve queda de 22%.Expansão da classe C deve manter setor em alta.


24/02/2010 00h00

O setor supermercadista brasileiro iniciou o ano em ritmo bom, segundo Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). As vendas do setor cresceram 8,56% em  janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Frente a dezembro, no entanto, as vendas tiveram queda de 21,74%. O resultado negativo reflete os efeitos da sazonalidade, já que o consumo no final de ano sempre é elevado. Os números, que já foram deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fazem parte do Índice Nacional de Vendas).
Em valores nominais (sem deflacionar), houve queda de 20,96% nas vendas na passagem de dezembro para janeiro, e alta de 13,55% frente a janeiro de 2009.
 
Honda acredita que a tendência de alta deve permanecer nos próximos meses por conta do aumento da massa salarial na indústria e em outros segmentos e uma demanda reprimida no consumo de produtos alimentícios. "Temos uma nova classe C, que acabou de migrar da classe D, e tem um potencial enorme para acrescentar novas categorias de produtos ao seu carrinho, e também a ascensão social das classes D e E, que devem, rapidamente, aumentar a compra de bens de consumo não-duráveis, como os alimentos", observou Honda.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!