Toyota suspende produção de dois modelos híbridos

Recall da Honda não vai ser necessário fazer nos carros vendidos no Brasil


10/02/2010 00h00

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira a suspensão por uma semana da produção dos modelos híbridos Lexus HS250h e SAI, fabricados no Japão e cujas vendas já foram interrompidas devido a defeitos no sistema de freagem.
"Decidimos suspender a produção dos dois modelos entre os dias 13 e 20" deste mês, declarou um porta-voz da Toyota, destacando que a suspensão poderá ser ampliada se for necessário.
Os dois modelos são fabricados na unidade de Kyushu, no sul do Japão. A Toyota já anunciara na terça-feira a suspensão das vendas do Lexus HS250h e do SAI e o recall de milhares de carros destes modelos em todo o mundo.
O Lexus HS250h e o SAI possuem o mesmo sistema de freagem que o último Prius, alvo de um recall envolvendo 400 mil carros em todo o mundo por causa de um problema de freio.
No Prius, o problema técnico, detectado em dezembro, está sendo corrigido nas fábricas desde janeiro, e a produção não foi suspensa. Já para os dois outros modelos "a interrupção da produção foi necessária porque ainda não terminamos os preparativos para efetuar as devidas modificações", explicou o porta-voz da Toyota.
A Toyota não especificou quantos veículos deixará de fabricar por conta desta suspensão. Segundo a imprensa japonesa, o número gira em torno de 2 mil.

CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!