Uso da capacidade industrial sobe pelo 6o mês seguido

Notícia é boa para o segmento da indústria brasileira que continua reagindo apesar dos númeiros do primeiro semestre do ano passado


10/02/2010 00h00

O uso da capacidade instalada na indústria subiu em dezembro pelo sexto mês consecutivo e alcançou 81,7 por cento, maior patamar desde outubro de 2008, mostraram dados dessazonalizados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira.
Em novembro, o uso da capacidade instalada estava em 81,3 por cento e, em dezembro de 2008, em 79,4 por cento.O economista da CNI Flávio Castelo Branco previu que o indicador continuará crescendo nos próximos meses, tendência que ele considera positiva. "É bom que recupere, porque sinaliza que as indústrias vão retomar seus investimentos e o grau de normalidade", afirmou a jornalistas.

Ele destacou que o uso da capacidade tem crescido de forma disseminada e gradual, e que ainda está abaixo dos níveis vistos antes da crise global, próximos a 83 por cento."Quando você olha o comportamento dos preços industriais, não há sinal de pressão inflacionária. Ao contrário", disse Castelo Branco.
No último mês do ano passado, o faturamento real da indústria cresceu 3,5 por cento ante novembro e o emprego aumentou 1,7 por cento, enquanto as horas trabalhadas recuaram 0,4 por cento.Os dados mensais mostram a recuperação da indústria após um ano que registrou as primeiras retrações da série da CNI, iniciada em 2003.
O faturamento real do setor caiu 4,3 por cento em 2009 frente a 2008. No mesmo período, o emprego caiu 3,1 por cento, as horas trabalhadas despencaram 7,6 por cento e a massa salarial real sofreu retração de 1,5 por cento.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!