Cerca de 10 milhões de pessoas deixam de ser obrigadas a declarar IR em 2010

Sócios de empresas não são mais obrigados a declarar, informa Receita.Mesmo assim, órgão espera que até 24 milhões declarem IR neste ano.

10/02/2010 00h00

Cerca de dez milhões de contribuintes que declararam Imposto de Renda em 2009 não precisarão mais apresentar o documento de ajuste anual neste ano, informou nesta quarta-feira (10) o cordenador do IR da Receita Federal, Joaquim Adir.
Segundo ele, cinco milhões contribuintes são os sócios de empresas, que, em 2009, estavam obrigados a apresentar o documento. Essas pessoas foram excluídas da lista de contribuintes obrigados a declarar IR em 2010.
"Muitas pessoas declaram, mesmo sem estar obrigadas, para terem algum comprovante de renda. É o caso de sócios de empresas, com apenas esta fonte de renda, que foram desobrigados da declaração neste ano, e também de autônomos", informou Adir.