Opep reduz previsão para aumento da demanda mundial por petróleo

Quadro pode ser favorável ao Brasil que irá exportar petróleo nesta década com a produção do Pré-Sal, segundo avaliação dos especialistas


10/02/2010 00h00

Está confirmada para às 17h, no Sindicato dos Produtores Rurais de Campos, na Pecuária, a reunião de várias entidades do município, para discutir a questão da estiagem que castiga a região. Segundo o líder dos produtores Rurais, José do Amaral Ribeiro Gomes,  esta é a pior estiagem dos últimos 30 anos na regiO ritmo lento da recuperação econômica mundial vai pressionar o consumo de petróleo este ano, disse a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) nesta quarta-feira, reduzindo sua previsão para o crescimento da demanda global em 2010.
A Opep projetou em seu relatório mensal que a demanda mundial por petróleo vai crescer 810 mil barris por dia em 2010, 10 mil barris por dia abaixo de sua estimativa anterior.
O relatório do cartel também mostrou um aumento na produção de seus 11 membros que estão sujeitos a limites de produção. Eles produziram 26,80 milhões de barris de petróleo por dia em janeiro, uma alta de cerca de 150 mil barris por dia ante dezembro.
O cumprimento do limite de produção caiu para 53 por cento ante 57 por cento em dezembro, de acordo com cálculos da Reuters baseados em dados da Opep.

CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!