Carnaval em Campos será fora de época

A Prefeitura de Campos decidiu que mais uma vez o carnaval oficial será fora de hora, em maio. Mas o carnaval na praia do Farol será intensificado e São João da Barra se prepara para receber mais de 250 visitantes durante o carnaval


08/02/2010 00h00

Em Campos, a maior cidade do Norte Fluminense, esse ano vai ser igual o último que passou: não haverá carnaval. A prefeitura decidiu adiar os desfiles oficiais das escolas e blocos de samba para maio. NO asno passado a motivação para o adiamento foi a enchente que desalojou milhares de pessoas no início de janeiro. Esse ano o clima é totalmente diferente – não choveu nem teve enchente-, mas não é de carnaval. Segundo Orávio de Campos Soares, secretário municipal de Cultura, o carnaval fora de época do ano passado, mostrou pontos positivos, atraindo pessoas de outras cidades e obtendo resultados turísticos.
Segundo Orávio a prefeitura não está relegando o carnaval de Campos, mas sim revitalizando. Lembrou que uma fundação ligada ao município fez um contrato com a Escola de Samba Porto da Pedra, de São Gonçalo, para uma oficina carnavalesca em Campos, acrescentando que a prefeitura vai licitar esse ano a construção de um Sambódromo, que servirá como arena de multiuso.
- A cidade de Campos tem características diferentes. Ao mesmo tempo em que as entidades carnavalescas são tradicionais, é uma tradição principalmente da classe média em ir  para as praias. Tanto que estamos investindo muito no carnaval da praia do Farol de São Tomé, que tem um dos melhores carnavais da região. Essa decisão de mudar a data do carnaval em Campos é uma experiência que parece que deu certo. Bom frisar que não estamos tratando o carnaval local como subproduto. Muito pelo contrário- disse Orávio.

SJB preparada para a folia

A pequena cidade de São João da Barra, no Norte Fluminense, que entrou para o mapa econômico do país, com o Complexo do Açu, do empresário Eike Batista é a dona do carnaval na região. São dois blocos tradicionais que desfilam do domingo e na terça-feira de carnaval. Um deles é o Chinês, e o turista pode achar que tem relação com o projeto do Açu, que já levou a prefeitura da cidade a incluir em na grade de sua rede escolar o idioma mandarim. Tudo não passa de uma coincidência, pois o Bloco Chinês existe há mais de 60 anos e rivaliza com o bloco Congos.
A cidade de São João da Barra que tem pouco mais de 25 mil habitantes, recebe no carnaval cerca de 250 mil turistas. São ruas estreitas com antigos casarões do tempo do baronato que ficam entupidas de gente. Nos dias que não são realizados os desfiles oficiais, a animação fica por conta da passagem de vários trio-elétricos, o que tem transformado a folia de São João da barra e um dos melhores carnavais de rua do interior do estado.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!