Mantega diz que Brasil cresce

O ministro da Fazenda, voltou a prever um crescimento do PIB acima de 5% para este ano


04/02/2010 00h00

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a prever, nesta quinta-feira (4), um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 5% para este ano e avaliou que isso representa um "descolamento" da economia brasileira frente a outros países.

"Graças as condições que foram implantadas pelo PAC, e demais medidas do governo, a recuperação [da crise econômica] foi muito rápida, e hoje crescemos a um patamar acima de 5%", disse ele, no balanço de três anos do Programa de Aceleração do Crescimento.

De acordo com o ministro, "poucos países" terão, a partir de 2010, crescimento econômico "forte e consistente". "O Brasil está entre eles. Está havendo um descolamento do crescimento do Brasil em relação a outros países", disse.

Mantega disse que a China e Índia, e outros "poucos países", também terão crescimento alto, mas lembrou que a previsão de expansão da União Europeia é de 1% para este ano, e do Japão é de 1,7%.

Segundo sua visão, a inflação está "sob controle". "Os fundamentos macroeconômicos foram mantidos equilibrados. Em 2007, o IPCA ficou em 4,5%, exatamente em cima da meta. Em 2008, com a subida dos preços das commodities [produtos básicos com cotação internacional], subiu para 5,9%, mas ficou abaixo do limite da meta [de 6,5%]. Em 2009, caiu para 4,3% [com a crise financeira]. E a expectativa do mercado é de 4,6% para 2010, ou seja, perfeitamento dentro das metas estabelecidas", disse ele.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!