Pequenas empresas concentram mais da metade dos empregos

O Brasil tinha 38,4 milhões de pessoas trabalhando em empresas com até dez funcionários em 2008, o que equivale a 54,4% de todos os postos de trabalho do país e a 57,2% da massa de rendimento do trabalho, que é a soma dos rendimentos de todos os trabalhadores.

04/02/2010 00h00

As conclusões são de estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão ligado à Presidência da República, que usa dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os trabalhadores de empresas com até dez funcionários do setor privado não-agrícola eram 31 milhões em 2008, mais de o dobro dos 14,1 milhões registrados em 1989. De acordo com o Ipea, a cada três ocupações abertas no segmento privado não-agrícola entre 1989 e 2008, duas foram em empresas com até dez trabalhadores.

Entre os trabalhadores dessas pequenas empresas estão assalariados com carteira assinada ou não, trabalhadores por conta própria e empregadores. Segundo a pesquisa do Ipea, em 2008 só 29,4% desses funcionários de pequenas empresas tinham proteção da legislação social e trabalhista.

Dos assalariados de pequenas empresas, 40,8% tinham contrato formal de trabalho. Entre os empregadores, 55,8% possuem alguma proteção social ou trabalhista, mas entre os trabalhadores por conta própria só 16,7% são formalizados.