Licença para a Belo Monte

Com a liberação da licença ambiental prévia do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), devem esquentar nos próximos dias os bastidores das negociações empresariais para a formação dos consórcios que disputarão a concessão da usina.

02/02/2010 00h00

Já há algumas movimentações. Como noticiou o Grupo Estado no mês passado, as construtoras Camargo Corrêa e Odebrecht - que entraram em conflito nos leilões das usinas do Rio Madeira - já se uniram em um único grupo para disputar Belo Monte.
Outro consórcio poderá ser formado pela construtora Andrade Gutierrez. A empresa afirmou que está estudando há algum tempo o projeto da hidrelétrica e que, no momento, está intencionada a formar um consórcio para concorrer à licitação. A construtora está aguardando as regras do leilão para definir mais detalhes de sua participação. Como a empresa se tornou sócia da Cemig, é possível que a estatal mineira entre como parceira neste consórcio.

A dúvida é quem vai ficar com quem a partir de agora. Isso porque há uma série de empresas e investidores que já manifestaram interesse pelo empreendimento. Entre eles, a Vale, CPFL Energia, grupo Neoenergia e a Previ (fundo de pensão dos aposentados do Banco do Brasil). O grupo franco-belga Suez, líder do consórcio que está construindo Jirau, em Rondônia, também deve participar do leilão, mas não se sabe ainda com quais parceiros.

O certo é que todos agora vão observar os passos da Eletrobrás. A estatal, presente nos dois projetos do Madeira, também estará em Belo Monte. Mas o governo ainda não decidiu como a estatal vai participar da disputa. Tudo vai depender da formação dos consórcios. No caso de dois grupos, é possível que ela entre como sócia do vencedor do leilão. Mas não está descartada a possibilidade dela participar da disputa nos mesmo moldes do leilão do Rio Madeira. Assim, suas subsidiárias se dividiriam e ficariam uma em cada consórcio - garantindo a todos a opção de serem "sócios" do governo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.