Média da fatura foi de R$ 1 mil para os que se recordam do valor. Cartão de crédito foi utilizada por 30% dos brasileiros e 57% querem frear gastos em novembro; 43% estão com as contas no zero a zero
Neste ano, brasileiro vai desembolsar, em média, R$104 por presente. Lojas online ultrapassam shopping center como principal local de compras e 52% dos consumidores vão fazer pagamento à vista. Roupas encabeçam ranking de presentes.
14% dos donos estão com o nome sujo por causa de compras para pets e 20% gastam mais do que o orçamento permite neste tipo de compra. Com a economia do país ainda em recuperação, 23% diminuíram as compras desse segmento em 2017.
Levantamento revela ainda que 58% dos consumidores não recorreram às compras a prazo ou ao empréstimo de recursos, enquanto 42% recorreram a pelo menos uma forma de crédito. Seis em cada dez consumidores pretendem cortar gastos.
38% dos empresários confiam que as vendas do período vão superar 2016. Ainda assim, 82% dos empresários não precisarão reforçar o quadro de funcionários para o fim de ano, incluindo temporários e efetivos.
Seis em cada dez micro e pequenos empresários do varejo e serviços estão otimistas com os seus negócios para os próximos seis meses; 25%, contudo, não sabem explicar a razão do otimismo. Faturamento deve crescer na opinião de 45% dos empresários.
Pesquisa feita com internautas pelo SPC Brasil mostra que alimentação saudável, saúde e conforto para dormir são principais cuidados; apenas 8% associam seus animais de estimação à despesas financeiras e 46% dão preferência a lugares que permitem a presença de gatos ou cachorros.
59% também não sabem ao certo os valores de produtos e serviços comprados no crédito que serão pagos no próximo mês. 38% dos inadimplentes vivem fora do padrão de renda.
Para economistas, atrasos não devem voltar a crescer de forma expressiva nos próximos meses, mas estoque de dívidas deve permanecer alto. Brasil tem 16,8 milhões de negativados na faixa dos 30 anos de idade; dívidas com o comércio tem a queda mais expressiva.
Em sentido oposto, 23% dos internautas têm o hábito de visitar uma loja física antes de fecharem uma compra online; para entrevistados, preço e comodidade se sobressaem nas compras online, mas pós-venda e facilidade de troca ainda são pontos fortes das lojas físicas.
19% não analisaram os juros e as taxas cobradas e 14% estão com o CPF negativado por causa de atrasos no pagamento das prestações. 17% tentaram fazer um financiamento nos últimos três meses.
23% dos poupadores guardam dinheiro na própria casa e dentre os que não poupam, 46% justificam ganharem pouco. Medo do imprevisto é principal motivação para quem faz reserva financeira.