Fernando Haddad participa do Diálogo Eleitor representando a candidatura do PT

Candidato à vice-presidente declarou intenção de expandir projeto de desburocratização para abertura de empresas já praticado na capital paulista

15/08/2018 08h18

O Diálogo Unecs com candidatos à Presidência da República recebeu, na etapa da tarde desta terça-feira (14), o candidato à vice pelo Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad, representando o ex-presidente Lula, que encabeça a candidatura.

O destaque da exposição do candidato veio em intervenção do presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif, que questionou sobre a desburocratização do ambiente de negócios e a importância do crédito para empreendedores. Haddad deu o exemplo do programa posto em prática na cidade de São Paulo, durante sua gestão, que reduziu tempo médio para a abertura de empresas de 120 para sete dias. “Isso vai fazer que o Brasil suba 35 posições no ranking internacional de negócios. Mas se não fizer a reforma tributária, isso não atende o empreendedor”, observou.

Anteriormente, em resposta ao questionamento do Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Marcos Gabriel Atchabahian, o ex-prefeito de São Paulo destacou que as primeiras medidas de seu governo envolverão a reforma do sistema bancário. “Teremos que mudar a legislação tributária dos bancos. Quanto mais o banco cobrar de spread, mais juros terá que pagar. Quando o banqueiro subir o juro, vai doer no bolso dele, antes de doer no bolso do cliente”, disse.

Sobre a reforma da Previdência, Fernando Haddad, esclareceu que seu partido não se opõe, mas que discorda sobre a abrangência da proposta do atual governo federal. “Podemos fazer uma reforma ponderada com o trabalhador, tal como o ex-presidente Lula fez anteriormente.”

O ex-prefeito da capital paulista também expôs sobre o tema do desenvolvimento das cidades, trazendo exemplos que aplicou em sua gestão como chefe do Executivo municipal. Segundo Haddad, o plano diretor implementado em seu mandato foi premiado pelas Nações Unidas, por ter preconizado a verticalização da cidade, fomentando a ação empresarial às áreas onde o Estado já tinha investido em infraestrutura.

O Diálogo Eleitor, maior evento digital das eleições presidenciais de 2018, foi transmitido ao vivo pela internet, nas redes sociais das oito entidades que compõem a Unecs, com as hashtags #unecs e #dialogoeleitor, impactando diretamente cerca de 500 mil empresários.