Fundação CDL Campos marca presença na 1ª Feira de Aprendizagem no Município de Campos dos Goytacazes

O evento foi um marco histórico para o município na Política Nacional de Aprendizagem Profissional, que acontece junto ao nascimento do Programa Ação Aprendiz.

16/12/2016 13h11

O Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Instituto Federal Fluminense (IFF), promoveu no dia 29 de outubro de 2016 a 1ª Feria de Aprendizagem no Município de Campos dos Goytacazes, na sede do IFF-Campos Centro.

Vários foram os stands informativos sobre a Aprendizagem Profissional, entre eles destacou-se a presença do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, além das entidades formadoras que executam programas de aprendizagem.

Foram mais de 600 jovens em busca de uma oportunidade de se tornarem aprendizes que preencheram um cadastro e ganharam brindes na entrada do evento. Tivemos com muito louvor a presença de muitas empresas que já desenvolvem a ação e aquelas que têm o interesse de iniciar um trabalho voltado para aprendizagem. Vale-se ressaltar da obrigatoriedade das empresas de acordo com a Lei 10097/2000 e seu Decreto 5598/2005. Mas, também reconhecer que a Política Nacional de Aprendizagem Profissional visa uma amplitude de absorção para todas as empresas, com o intuito de aumentar as oportunidades para os jovens do nosso país.

PROGRAMA AÇÃO APRENDIZ - Com certeza a Fundação CDL Campos acredita nesta ação e inicia os trâmites legais para dar início ao Programa Ação Aprendiz, com o objetivo de propiciar aos adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos ambiente de desenvolvimento psicossocial, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, aumento da escolaridade e formação técnico-profissional metódica voltada ao mundo do trabalho, sem limites de idade para pessoas com deficiência, desenvolvendo valores e talentos com acompanhamento no mercado de trabalho e inclusão posterior ao programa como efetivo da empresa ou cadastro no Programa Balcão de Talentos.