Dia das Crianças deve injetar R$ 7,3 bilhões no comércio nacional

Veja como vender para o público infantil.


21/09/2016 15h33

Pesquisa nacional, divulgada hoje (20) pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Instituto Ipsos, revela que o Dia da Criança deve movimentar, em todo o país, cerca de R$ 7,3 bilhões, com gasto médio de R$ 118,87 por pessoa. Entre as mulheres, o gasto é menor, atingindo, em média, R$ 113,35, enquanto entre os homens esse valor sobe para R$ 125,37.

Cerca de 40% dos consumidores pretendem presentear no Dia da Criança, considerada a quarta maior data para o comércio, depois do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. A pesquisa foi efetuada entre 30 de julho e 9 de agosto, com 1.200 consumidores nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Florianópolis, Salvador e Recife e em mais 65 municípios brasileiros.

Brinquedos constituem a maioria dos presentes apontados por 59% dos consultados, seguidos por roupas (27%), calçados (7%) e bicicletas (3%).

Como vender para o público infantil

Agradar crianças é como uma fórmula matemática: você pode até saber como resolver, mas chegar até o resultado final, pode ser difícil. É preciso muito mais que balões coloridos e música infantil para chamar a atenção dos pequenos, ainda mais nesta data – a 5ª mais importante para o comércio lojista.

Em tempos que crianças e pré-adolescentes estão cada vez mais conectados, curiosos e evoluídos, vender para este público requer atenção especial. Vale lembrar que mesmo que os olhos estejam todos voltados para as crianças, na maioria das vezes são os pais e responsáveis que têm o poder de decisão de compra. Ou seja, venda para as crianças, mas não esqueça que você precisa, antes, chegar no adulto. Para isso, organize promoções e condições especiais de pagamento.

Planejamento é fundamental. Primeiramente faça uma seleção da sua cartela de produtos e veja o que tem relação com a data. Crianças são grandes consumidoras de brinquedos, roupas temáticas, maquiagens infantis e doces. Prepare seu estoque e pense que em comemorações especiais, o volume de vendas é sempre um pouco maior. É melhor estar com um estoque acima do normal, do que receber consumidores e não poder atendê-los pela falta de mercadoria.

Crianças menores são extremamente visuais. Explore cores e sentidos na sua loja. Pense na decoração como um atrativo e promova mini-eventos direcionados aos pequenos. Atividades recreativas como pintura no rosto, contação de histórias e apresentações culturais são bons atrativos. Atrativos como carrocinha de pipoca e guloseimas também chamam a atenção das crianças e se tornam diferenciais na hora de escolher o estabelecimento para realizar as compras. Para atrair ainda mais os pequenos, é interessante que a equipe de vendas esteja usando uniformes lúdicos, como boné colorido, avental ou camiseta. O ideal é que as atrações propostas tenham alguma relação com um produto ou segmento importante para a data.

Boas vendas e um feliz Dia da Criança!


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