55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista na Bahia debateu novos rumos para o varejo brasileiro

Organizado pela CNDL, FCDL-BA e CDL-BA, evento reuniu mais de 2 mil dirigentes lojistas e empresários de todo o Brasil, que trocaram experiências sobre boas práticas no varejo.

09/09/2016 12h27

De 1º a 4 de setembro, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL/BA) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador) realizaram a 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, evento que reuniu, aproximadamente, 2.300 dirigentes lojistas e empresários de todo o território nacional na Praia do Forte, na Bahia.

Na ocasião, os participantes trocaram experiências sobre boas práticas adotadas e conheceram também ideias inovadoras para fomentar os negócios. Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o encontro foi produtivo e importante para nortear as ações no setor do varejo. “Todos os temas debatidos durante a Convenção abraçaram bem o que nós precisamos fazer não só no dia a dia das nossas lojas, mas também no dia a dia das nossas entidades. O Sistema CNDL está preocupado em construir um novo rumo. Construir novos momentos, construir algo que possa nos dar uma longevidade bem maior do que a que obtivemos até aqui”, destacou Pinheiro.

A finalidade da Convenção Nacional do Comércio Lojista é proporcionar mudanças culturais aos participantes, promovendo o crescimento da classe, o aumento do conhecimento e desenvolvimento de novos negócios, além do convívio e da troca de experiências. Este ano, o tema do evento foi Educar e Construir Novos Rumos. “Esse é um tema muito importante. No ramo do comércio, por exemplo, muitos dos lojistas alcançam o sucesso, mas as vezes falta uma parte da educação no sentido de buscar alternativas para o seu negócio, ou seja, se atualizar com novas tecnologias. Hoje, assistimos a uma evolução muito grande em termos de tecnologia para as lojas e para a relação com o cliente”, afirmou Frutos Gonzalez Dias Neto, presidente da CDL Salvador.

Inovação

Um dos assuntos debatidos durante o evento foi a modernização do setor lojista. Segundo a CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde, é preciso que empresários adotem procedimentos para aprimorar os negócios. “A gente trouxe a proposta sobre a questão do código de barras, que já está em todos os produtos, não importa o setor, e como eles podem simplificar a vida de um lojista. Ele pode dar mais controle e visibilidade ao estoque, reduzindo erros e custos, e gerando mais controle e mais agilidade no acesso à informação”, destacou.

O palestrante Clóvis de Barros Filho alertou para a necessidade dos empresários se manterem atualizados: “O mundo nunca mudou tão rápido. A inovação é sempre uma atitude e uma decisão do homem para se adaptar da maneira mais eficaz possível às transformações alucinadamente rápidas que o mundo nos impõe”.

Inova Varejo

No caminho da inovação, foi lançado, durante a convenção, o portal Inova Varejo. Criado pela CDL Jovem, o site (www.inovavarejo.org.br) indica aplicativos que ajudam o público em pontos como administração do negócio, atração de clientes e exposição de produtos.

UNECS

A Convenção também reuniu os presidentes das entidades que compõem a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS). Durante o encontro, eles debateram pontos importantes da agenda do setor. Dentre eles, a normatização do trabalho intermitente, a regulamentação dos meios de pagamentos, a desburocratização do ambiente empresarial, melhorias na legislação trabalhista e a simplificação da legislação tributária.

A Unecs é formada por sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Outros temas

A programação do evento contou também com palestras sobre Educação, Influenciadores Digitais e Crédito e Consumo. Os temas foram debatidos por profissionais renomados. Dentre eles, Bráulio Bessa, empreendedor cultural; Patrícia Marins, sócia-diretora da agência In Press Porter Novelli; Leonardo Bessa, Procurador-Geral do Ministério Público do Distrito Federal; Luiz Sérgio Farias Machado, superintendente de Negócios do Varejo e Agronegócio do Banco do Nordeste; e Fernando Chacon, presidente do grupo Rede.