Joilson inicia gestão na CDL e quer criar Escola do Comércio

No seu discurso Joilson apresentou um Plano de Ação que será detalhado para a diretoria e na primeira assembleia dos sócios da entidade.


03/07/2016 20h23

Previous Next

Ao tomar posse na noite da última sexta-feira, (01/07) em sua terceira gestão como presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) o empresário Joilson Barcelos anunciou um Plano de Ação onde destacou a criação de uma Escola Social do Comércio, com cursos diversos voltados para a capacitação dos empregados no comércio assim como uma Consultoria Empresarial, para prestar um leque de serviços aos empresários do setor.

O empresário também destacou que neste Plano de Ação está prevista a criação de um Comitê Permanente das entidades de classe, para discutir demandas setoriais e coletivas junto aos poderes constituídos. Joilson lembrou que a sociedade está se organizando ainda mais e que a criação deste Comitê será um diferencial.

- Temos muito que contribuir com as autoridades. Mas o que temos agora são ideias e queremos ser ouvidos. Não dá mais para sermos contribuinte apenas de impostos e taxas, pois chagamos ao limite. A nossa contribuição terá que ser feita desta forma, com ideias prepositivas para uma sociedade melhor- disse Joilson.

A posse foi bastante prestigiada com a presença de políticos de várias esferas como a prefeitura Rosinha Garotinho, o vice-prefeito Chicão, os deputado federal Paulo Feijó, o deputado estadual João Peixoto, os vereadores Neném, Paulo Hirano, Nildo Cardoso, Rafael Diniz entre outros e de empresários de várias partes do país, como o vice-presidente da Associação dos Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro- ADERJ- André Kauark Chicanca. Destacaram-se também as caravanas de CDLs da grande maioria das cidades do estado do Rio de Janeiro.

No seu discurso Joilson apresentou um Plano de Ação que será detalhado para a diretoria e na primeira assembleia dos sócios da entidade. Norival Manhães que deixou cargo tendo a certeza do dever cumprido sendo bastante aplaudido.

Discurso de Joilson

LEMBROU O PASSADO mais precisamente sua história e as gestões de 2008/2009 2009/2010

Falou do deputado João Peixoto – Nos começo dos anos 90, com toda dificuldade na comunicação de ter um encontro com o deputado João Peixoto na ALERJ que nos encaminhou e nos acompanhou até o gabinete do então presidente da TELERJ que foi sensibilizado e nos atendeu através do pedido do deputado, uma quantidade de linhas telefônicas que atendeu toda região, em uma época em que a telefonia era para poucos. Isso tudo aconteceu em uma localidade chamada CAMPO NOVO, onde nasci e me criei.

DECRETO IMPORTANTE- Em 2006 decreto 40016, que entrou em vigor em 29 de setembro do mesmo ano. Foi um pedido meu direto a então governadora Rosinha baixou um decreto que facilitou a nossa atividade econômica. Agradeceu a então governadora e hoje prefeita de Campos, Rosinha Garotinho presente a solenidade.

Gestão 2008/2009- Minha primeira gestão nesta casa, lutamos por uma demanda que não só do interesse da nossa classe, mas de toda coletividade. Refiro-me ao IPTU, calculado com reajuste incompatível com o quadro econômica se apresentava no momento. Sensibilizamos o poder público municipal, através da prefeita Rosinha Garotinho aqui presente e a quem agradecemos, pois revogou o reajuste do tributo.

FERIADOS – Em Campos havia um excesso de feriados. Descobrimos que o feriado de Corpus Christi tinha sido suprimido na Câmara de Vereadores, para que o feriado de Santo Amaro pudesse ser criado. Essa descoberta teve grande repercussão, pois Campos era a única cidade brasileira em que esse tradicional feriado religioso não estava regulamentado. Então tínhamos que abrir as lojas por não ser feriado.

AUTO-PISTA-ESTRADA-BR-101- Na ocasião que a Auto-Pista Fluminense assumiu a BR-101 eu fui convidado a participar de uma reunião, com o superintendente na época Flávio Almada. Nessa reunião surgiu a hipótese de ser trocado o Contorno pelas a duplicação do trecho Campos-Macaé. Na minha visão, achei que era uma solução mais rápida para a grave questão da estrada, imediatamente perguntei ao superintendente o que precisa ser feito. Em seguida nos reunimos e buscamos na sociedade uma quantidade de assinaturas, que chancelaram um documento elaborado pela CDL e levamos pessoalmente a NTT, em Brasília. Fomos em comissão...EU e MARCELO MÉRIDA. O documento foi entregue em mãos. O então presidente da NTT. FOI UMA CONQUISTA DA COLETIVIDADE.

SINDICATO- UMA GRANDE CONQUISTA DE TODO QUADRO EMPRESARIAL DO SETOR DO COMÉRCIO- Buscamos por anos um entendimento com as seguidas gestões de uma única pessoa na frente do Sindicato do Comércio Varejista, que não representava, ao nosso ver, os reais interesses da classe. Um acordo era impossível. A solução foi promover uma ação na Justiça. Hoje recuperamos o nosso sindicato... recuperamos no sentido de tê-lo defendendo nossos interesses e no sentido de recuperação de sua estrutura. A ação judicial foi patrocinada pela CDL na nossa gestão. Neste curto tempo de um sindicato renovado, já promovemos dois acordos coletivos.

GARANTE NORTE- NESSA SEQUENCIA – Em 2011 assumi a primeira presidência da Sociedade de Garantia de Crédito- A GARANTINORTE- que hoje tem uma operação de crédito no valor de 4.440.000.00 de crédito assistido e 3.213.145.00 de carta de garantia de crédito. A GARANINORTE, que funciona aqui na nossa CDL, tem 101 associados. Quero aqui agradecer o atual presidente da GARANTENORTE, Marcelo Navega, pela eficiente gestão, assim como reconhecer o trabalho do gerente executivo da entidade, Jorge Luís Gomes.

CONVENÇÃO ESTADUAL EM CAMPOS - Lembrou que realizou no Centro de Convenção da Universidade Estadual do Norte Fluminense, a UENF, a Convenção Estadual das CDLs em 2010.

ATUAL GESTÃO – Por ter tanta experiência e vivencia de situações onde temos que tomar decisões rápidas, constamos que a crise está instalada, e que precisamos ser RÁPIDOS NAS MUDANÇAS de comportamento, de visão de negócios, fazendo um diagnóstico para cada problema e ministrando ações com eficiência, fruto da nossa própria experiência.

PLANO DE AÇÃO- O presente nos exige foco no futuro. Assumimos hoje mais uma gestão, com um Plano de Ação, elaborado com critérios técnicos. Esse Plano de Ação vai nortear a nossa gestão. Nele reafirmamos a nossa missão de apoio incondicional ao comércio varejista e a luta pelos interesses da coletividade com responsabilidade social e ambiental. Nesse contexto estão incluídos o associatismo, a ética, o empreendedorismo, a sustentabilidade entre outros compromissos.

O Plano de Ação vai criar juntamente com a Fundação CDL a ESCOLA SOCIAL DO VAREJO, onde teremos cursos para capacitar o comerciário, nossos colaboradores. Serão cursos diversos, desde a praticidade do atendimento, que é fundamental, até cursos para identificar lideranças, objetivando a motivação em uma visão além do salário.

No Plano de Ação também está prevista a CONSULTORIA EMPRESARIAL para os associados desta CASA, com um leque de serviços. Já como estamos falando do futuro, o Plano prevê a ativação forte da CDL Jovem de Campos que nos deu, apenas para citar o exemplo, o brilhante presidente que vou suceder, Norival Manhães, que saiu do CDL Jovem e fez um grande trabalho.

Vamos, através deste Plano de Ação promover a criação do COMITÊ PERMANENTE DAS ENTIDADES DE CLASSE, para unir forças e interagir com os poderes públicos quer nos assuntos pontuais ligados ao comércio, quer nas demandas coletivas. Por fim senhores, é um Plano de Ação bem detalhado, e poderia levar horas falando sobre esse Plano que espero que todos aqui reconheçam quando o presente já for passado, através das AÇÕES.

É uma honra, um desafio, uma imensa responsabilidade presidir essa instituição, principalmente quando temos outras responsabilidades como a de primeiro-vice presidente da Associação dos Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro-ADERJ- a qual a Barcelos, se associou há quase 20 anos. A ADERJ hoje aqui representada por um amigo de diretoria, doutor André Kauark Chianca.

É uma responsabilidade imensa, quando temos hoje um ex-presidente desta CASA ocupando com força o cargo de presidente da Federação das CDLs do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Mérida, que trouxe hoje aqui a totalidade das CDLs do nosso Estado em caravanas.

JÁ PLANEJAMOS...AGORA É HORA DA AÇÃO. QUEREMOS CONTRIBUIR PROPOSITIVAMENTE NAS DECISÕES DOS PODERES CONSTITUIDOS EM TODAS AS ESFERAS E NÍVEIS. E É O QUE NO MOMENTO TEMOS DE MELHOR PARA DAR. QUEREMOS CONTRIBUIR COM IDÉIAS. NÃO PODEMOS AUMENTAR A NOSSA CONTRIBUIÇÃO NA FORMA DE TRIBUTOS E TAXAS. QUEREMOS CONTRIBUIR COM AÇÕES E TEMOS UM PLANO PARA ISSO.

MUITO OBRIGADO.

Discurso do ex-Presidente Norival Manhães

É chegada a hora de dizer adeus.

Mas por mais negativo que esse termo pareça, o sentido é exatamente o inverso porque é chegada a hora de dizer a Deus, muito obrigado. Muito obrigado por tudo que passamos nessa respeitosa casa junto com esse valioso grupo de trabalho, diretoria e funcionários.

A maioria aqui presente sabe que ao me tornar presidente dessa casa, aquele não era exatamente o momento por mim desejado a ocupar tal cargo. Todos que participamos do movimento lojista, de certa forma almejamos esse cargo sim, dada sua importância e sua representatividade e por isso há que se ter toda uma preparação para tal, o que, confesso não aconteceu comigo.

Mas, como diz o ditado popular, Deus escreve certo por linhas tortas.

Num belo dia, recebo um convite do nosso es presidente, Roberto Escudine, para fazer parte de sua chapa de reeleição na posição de seu vice-presidente. Fiquei muito lisonjeado sim e quem não ficaria? Resisti um pouco devido à importância e a responsabilidade eminente ao cargo, mas acabei aceitando e formamos a chapa de reeleição, que foi eleita.

Com poucos dias de iniciado o mandato do presidente Roberto Escudine, nossa diretoria foi pega de surpresa por um acontecimento que muito nos abalou, nosso presidente nos comunica que recebeu um diagnóstico de uma doença grave que acometia um dos membros de sua família e que por aquele motivo precisaria se ausentar da presidência da casa para cuidar de sua família. Pediu desculpas a todos e se colocou à disposição da casa para o que precisássemos, mas dentro de seus limites, dado o momento que sua família passava. Nossa diretoria, o que nunca seria diferente, imediatamente acolheu as palavras de nosso presidente e também se colocou à sua disposição para o que fosse necessário e a partir daí, sem a preparação e experiência necessárias ao cargo, assumimos o comando desse grupo tão companheiro e solidário que fomos constatando ao longo de nossa passagem por aqui.

Não foi fácil, é verdade, mas não estávamos sozinhos naquela caminhada, tínhamos toda nossa diretoria e tínhamos todo o quadro de funcionários dessa casa que a tornaram sim, mais fácil do que imaginávamos.

Passado o susto, era ora de guiar a casa no sentido de protege-la, conservá-la em todos os aspectos, fazê-la crescer e transmitir a toda a sociedade e ao poder público as ideias, sugestões e posicionamentos que representassem todo o anseio do movimento lojista, sempre tentando atender a maior parte possível de pessoas.

Levamos essa casa ao mais alto nível de democracia, sempre procuramos ponderar as decisões em reuniões de diretoria e assembleias gerais e, inclusive, fomos voto vencido em alguns debates e com toda a tranquilidade necessária acompanhamos as decisões da ampla maioria, democracia praticada da mesma forma que gostaríamos de ver praticada em nossos governos.

Entendemos que para que a representatividade da casa fosse cada vez mais consolidada, se fazia necessário cada vez mais unir a classe lojista bem como as entidades de classe coirmãs da nossa cidade e procuramos trilhar esse caminho. Abrimos nossas portas não só para nossa diretoria e sócios ativos, mas para todo o quadro societário, convidando-os para comparecerem e participarem do movimento lojista, através de nossas assembleias e representações externas, nos trazendo ao fim do mandato, um fruto de mais seis companheiros eleitos e empossados sócios ativos dessa casa, que a partir daí podem chegar até a presidência e grandes novos amigos que se juntaram a nós.

Convidamos as entidades coirmãs para todos os eventos que aconteceram aqui que pudessem interessa-las e comparecemos, na medida do possível, a todos os eventos que fomos convidados, sempre acreditando na importância da união de toda a sociedade civil organizada.

Participamos ativamente de vários movimentos políticos de luta em favor de nossa categoria, apoiando, sediando, patrocinando e fazendo todo o possível para fortalecer esses movimentos em benefício de nossa classe. Sempre politicamente, mas com uma posição apartidária dialogando com todos os lados da política nacional. Destacamos, entre outras, como as três lutas mais importantes, em âmbito nacional, o apoio e participação ativa nas manifestações ao impeachment da presidente Dilma, a participação ativa junto a nossa federação no pleito a revogação da lei 7176, em âmbito estadual e a participação na readequação do novo código tributário de Campos, em âmbito municipal, readequação esta que ainda se encontra em andamento.

Protegemos as finanças dessa casa, tratando as contas com total abertura e transparência aos associados que pudessem se interessar, nos adaptando ao momento econômico atual, o que não foi nada fácil, trabalhando reduções de custos e aumento de receitas, sem perdas para o quadro de funcionários, sem demissões e mantendo os eventos e feiras que fomentam o comércio local e ajudam nosso custeio, inclusive criando outras alternativas, restando um saldo em conta corrente superior ao encontrado no dia em que assumimos.

É muito honroso e gratificante receber a confiança de um grupo tão importante da nossa sociedade para representá-lo e é com toda a humildade que nos dobramos nesse momento, agradecendo a confiança depositada e prestando contas dizendo que estamos entregando ao nosso novo presidente Joilson, uma CDL saudável e pujante.

Mas tudo isso só foi possível, com a ajuda de toda a nossa diretoria e todo o quadro de funcionários dessa casa, que cada um a seu jeito, com seu estilo e personalidade nos ajudou a superar as dificuldades iniciais e desenvolver o trabalho realizado e tenham a maior certeza, sem essas pessoas nada disso seria possível. Nossos respeitos e nosso muito obrigado a cada um de vocês, sem exceção. Pedimos desculpas por nossas inevitáveis falhas ao longo da caminhada, mas também podemos assegurar com tranquilidade aos senhores, se falhamos, foi tentando acertar.

Ao nosso novo presidente Joilson, digo que é com muita alegria que lhe passamos esse bastão e que lhe desejamos todo o sucesso e sorte do mundo na condução dessa casa e, como seu ex-presidente imediato e integrante de sua diretoria, pode contar comigo!

Ao nosso es presidente imediato, que nos deu esse presente, dizemos: Robertinho, missão cumprida!

Ah, e com relação a doença que acometeu a família de Robertinho, está tudo bem porque Deus escreve certo por linhas certas.


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!