CDL e Federação entram na luta em defesa da Universidade Estadual do Norte Fluminense e recebe reitor

12/04/2016 16h58

O Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) professor Luiz Passoni e outros dirigentes da entidade participaram de uma reunião com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas, na sede desta entidade, na última segunda-feira (11/4), quando este discorreu sobre os problemas financeiros da universidade que está desde outubro do ano passado sem receber repasse de verbas do governo do Estado, acumulando uma dívida de mais de R$ 11 milhões com fornecedores.

No curso da reunião chegou-se à conclusão que é preciso uma grande mobilização da sociedade organizada em todos os níveis para sensibilizar o governo do Estado. Por ser uma universidade regional, o presidente da CDL de Campos Norival Manhães afirmou que todos os municípios devem mobilizar suas instituições e suas representações políticas. O presidente da Federação das CDLs do Rio de Janeiro, Marcelo Mérida também presente na reunião disse que a entidade não vai medir esforços para estar ao lado da Uenf.

- A Uenf é patrimônio não só de Campos, mas da Região e de todo o estado do Rio. É considerada hoje a melhor universidade estadual do Estado, superando até mesmo a Uerj. A nível nacional é a 11º universidade e quando o assunto é universidade estadual é a terceira do país em resultados perdendo somente para a USP e a Unicamp, ambas em São Paulo. Não podemos ficar de braços cruzados- disse o presidente da CDL de Campos.

Marcelo Mérida lembrou a Uenf é hoje responsável por pesquisas em convênios com outras universidades e que essas pesquisas poderão ficar comprometidas, em caso de corte de energia elétrica, por exemplo. Lamentou que a situação tenha chegado a esse ponto e acrescentou que por se tratar de Educação, ela deve ter prioridade nos repasses- “vamos mobilizar toda a região, desde as entidades, Câmaras de Vereadores, prefeitos e deputados” - afirmou Mérida.

O professor Passoni disse que a reunião foi proveitosa e ficou acertado que uma agenda será estabelecida para iniciar de forma urgente a convocação das entidades. Várias frentes estão sendo propostas como uma carta aberta expondo a real situação da Universidade, até outros atos de efeitos como umas mobilização popular, de forma sensibilizar o governo do estado.