Feriados vão impactar o comércio

12/01/2016 14h05

O cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos no ano de 2016 foi divulgado oficialmente nessa segunda-feira (4) pelo governo federal, por meio da portaria n° 630. Ao todo, serão nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos, mas a lista não para por aí. Nesta conta entram os feriados estaduais e municipais. Em Campos, o cálculo chegará a 16 feriados, o que já preocupa o comércio, que não fechou o ano de 2015 com saldo positivo. Neste ano, oito feriados nacionais vão cair em dias de semana e três serão às quartas-feiras.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Norival Manhães, a quantidade de feriados este ano impactará diretamente nas vendas do comércio local, que já não andam bem.

- O comércio, que já sofre com a crise econômica, precisa trabalhar pelo menos quatro meses do ano para pagar todos os tributos, que já começam a subir a partir desta semana. Certamente teremos um impacto significativo com essa quantidade de feriados e os pontos facultativos. A alternativa que vemos é seguirmos a linha de 2015, quando o comércio, em acordo com o Sindicato dos Comerciários, abriu em alguns feriados, compensando o comerciário em outro dia. Dessa forma, vamos dar oportunidade de o comércio tentar vender mais. Este ano, a CDL continuará articulando junto ao sindicato para que o comércio tenha mais tempo de portas abertas— explicou Norival.

Com todos esses dias de portas fechadas, o comércio de todo o Brasil deixa de ganhar R$ 6,3 bilhões ao longo do ano e muitas vezes não abre mesmo no feriado, pois, de acordo com a CLT, o empresário precisa desembolsar 100% de hora extra para o comerciário.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Amaro Ribeiro Gomes, o Brasil tem feriado demais e isso atrapalha muito o crescimento do comércio e da indústria.

- Sou a favor de um calendário comercial, mas é preciso muito diálogo para isso. Precisamos conscientizar os vereadores dessa realidade e dos prejuízos com relação a esse quantitativo de feriados e buscarmos mexer nos municipais. Campos é um município com comércio relevante, mas esse ano já vendemos menos 40%. Se no país, a cada feriado, deixa-se de vender R$ 6 bilhões, em Campos, calculando por baixo, deixamos de vender R$ 100 mil por cada dia de porta fechada. Se a conta for essa, serão menos R$ 1,6 milhão a menos no comércio de Campos este ano. Estamos em uma crise e precisamos vencê-la — concluiu Amaro.

E o calendário deste ano tem mais um detalhe: a data que o comércio mais gosta, 25 de dezembro, e o Ano Novo pularam para o fim de semana, porque esse é um ano bissexto.

Reprodução: Folha da Manhã
Simone Barreto