Boas vendas no Dia das Crianças

O presidente da CDL Campos, Norival Manhães, explicou que os comerciantes que abriram suas lojas no domingo (11) e segunda-feira (12) afirmaram que venderam bem e alguns até pouco acima do ano passado.


14/10/2015 12h46

O comércio varejista de Campos registrou vendas satisfatórias relativas ao Dia das Crianças, contrariando a pesquisa nacional, que indica o pior resultado dos últimos seis anos nas vendas relativas à data comemorativa, de acordo com os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgados nessa terça-feira (13).

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Norival Manhães, explicou que os comerciantes que abriram suas lojas no domingo (11) e segunda-feira (12) afirmaram que venderam bem e alguns até pouco acima do ano passado. Já os comerciantes que não abriram as lojas no domingo ou segunda-feira disseram que o faturamento não foi satisfatório.

- Levando em consideração o diferencial de quem vendeu bem e de que estamos no meio de uma crise financeira nacional, acredito que estamos na média e vendemos bem e isso é motivo para comemorar, pois sinaliza que o Natal pode não ser tão nebuloso - comentou o presidente da CDL.

Para o comerciante Alamir Chacur, proprietário de uma das lojas de brinquedos mais antigas da cidade, o Dia das Crianças é o segundo Natal para ele, que só trabalha com artigos infantis. Suas vendas foram satisfatórias e não tem do que reclamar.

- Sábado e domingo vendemos razoavelmente. Tive mais movimento ao longo da semana que antecedeu o Dia das Crianças e no feriado, mas minhas vendas prosseguem até o fim de outubro, pois muitas pessoas deixam para comprar após a data. Creio que a diversificação de preços e produtos foi o que garantiu as boas vendas. A greve dos bancos atrapalhou um pouco, mas não tanto, pois hoje temos muitas facilidades de compra, como os cartões de crédito, débito e até o saque em caixas eletrônicos - informou o lojista.

A técnica de enfermagem Bruna Martins, 33 anos, estava em uma loja com a filha nessa terça-feira (13) aproveitando o desconto dos brinquedos. Ela contou que este ano o orçamento estava apertado e não iria comprar nenhum presente, mas como achou o presente que a menina queria com o preço em conta, resolveu levar. “Estou segurando o orçamento, mas a promoção ficou dentro do meu orçamento. Com jeitinho a gente consegue economizar e agradar a família”, contou ela.

Dado nacional foi o pior dos últimos seis anos

Segundo dados do SPC Brasil e da CNDL, as consultas para vendas a prazo caíram 8,95% na semana do Dia das Crianças, entre os dias 5 e 11 de outubro, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014, o volume de vendas já havia registrado uma queda de 1,5%, mas em anos anteriores, os resultados foram positivos: crescimentos de 3,15% (2013), 4,83% (2012), 5,91% (2011) e 8,5% (2010).

Com o resultado de 2015, o recuo acumulado nos últimos dois anos já chega a 10,32%. O Dia das Crianças é a última data comemorativa antes do Natal e funciona como uma tendência para as vendas do final de ano. Segundo a CNDL e o SPC Brasil, as consultas para vendas a prazo do Dia das Crianças repetiram o comportamento de baixa das demais datas comemorativas deste ano. A queda nas intenções de vendas parceladas também se repetiu no resultado do Dia dos Namorados (-7,82%), Páscoa (-4,93%), Dia das Mães (-0,59%) e Dia dos Pais (-11,21%).

Reprodução: Folha da Manhã
Simone Barreto


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!