Folha da Manhã: Compras até as últimas horas

Consumidores aproveitaram ofertas e arrumaram tempo para experimentar e adquirir presentes também na sexta-feira.


14/06/2015 11h39

Com o intuito de aquecer os corações apaixonados, os campistas movimentaram o comércio na sexta-feira (12) e presentearam seus entes com presentes comprados na última hora. Em tempos de dificuldades econômicas, e para evitar problemas de trocas de mercadorias, vale de tudo na hora de presentear, como o casal Ricardo Alvarenga e Sandra Vieira. Eles fizeram questão de encontrar um tempo para ir às compras e se presentearem.

- É melhor vir acompanhado porque, se eu deixar, ela leva três, quatro, cinco horas fazendo compras. Então, é bom, também, para controlar quanto a gente vai gastar, porque, na hora de pagar, sou eu que pago mesmo. Assim, a gente sabe que está no controle do limite - conta Ricardo.

A professora Sandra Vieira Ribeiro da Costa, esposa de Ricardo Alvarenga, explica que, nem sempre, os horários de folga no trabalho coincidem. Então, aproveitam o tempo coincidente para marcar um encontro e sair às compras.

- A questão não é nem de última hora, a questão é o tempo que sobra, pois estou no intervalo de uma aula para outra. Então, nesse dia, já que não houve tempo para comprar antes, nós damos um jeitinho - diz Sandra.

Junto há 32 anos, sendo 25 só de casamento, o casal justificou a ida às compras pelo fato de que nem sempre consegue encontrar presentes nos tamanhos ideais.

Em meio ao movimento na loja de sapatos em que trabalha, localizada no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, a vendedora Regimara da Silva Costa afirma ter conseguido satisfazer o desejo de compra de muitos casais na sexta.

- Já consegui vender muitos calçados para pessoas que iriam presentear seus entes queridos - conta a vendedora.

Como consumidora, Regimara também se lembrou de comprar um presente para Jefferson, com quem namora há seis meses.

- Como cliente, já comprei um presente para o meu namorado. Vou dar um calçado e comprei hoje (ontem), pois brasileiro deixa mesmo tudo para a última hora - justificou.

Namorada de Anderson há três anos, Glória Márcia Vieira Cabral resolveu presentear seu namorado com uma calça e um tênis. Sobre o fato de estar comprando o presente na última hora, alegou que não teve tempo.

- Acho bom comprar na última hora. Não fiz pesquisa de preços e não procurei lojas com desconto - disse.

Tempo escasso é o motivo mais alegado

No Boulevard Francisco de Paula Carneiro, o estudante de engenharia Igor Figueiredo Couto de Carlos carregava, além do cordão para Luíza, sua namora há um ano, um buquê de flores.

- Já comprei um cordão para ela. Confesso que não gosto de comprar nada na última hora, mas, infelizmente, o tempo é escasso e não conseguimos fugir dessa situação - contou Igor.

Depois de sofrer um revés no Dia das Mães, data considerada um dos carros-chefe para as vendas, o comércio viveu um bom movimento no Dia dos Namorados. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos Norival Manhães lembra que, apesar do momento vivido, o campista não deixa de presentear e ir às compras.

- Se considerar o momento em que estamos vivendo, realmente, o comércio teve um bom movimento, mas o Dia dos Namorados não é igual ao Natal ou ao Dia das Mães, que são duas datas fortes para o comércio - frisa Norival.

Redprodução: Joral Folha da Manhã
Paulo Ourives
Foto: Valmir Oliveira


CERTIFICADO DIGITAL - RÁPIDO, FÁCIL E SEGURO É CDL!